Imprensa, representações e narrativas: A Copa de 1970 e a consolidação do discurso sobre futebol-arte
Resumo
O trabalho faz uma pesquisa das narrativas jornalísticas nos jornais “O Globo” e “Jornal do Brasil” durante a Copa de 1970 procurando definir como a ideia de futebol-arte foi abordada pelos meios de comunicação. Partimos da hipótese que ao praticar o futebol-arte exerceríamos nossa brasilidade e a narrativa midiática teria consolidado tal pensamento durante a conquista do tricampeonato em 1970. Acreditamos que o futebol foi um importante pilar na construção de uma identidade nacional nos anos 1930 e que as representações míticas deste esporte e seu caráter sintetizador de nossa cultura emergem de maneira latente durante a realização das Copas do Mundo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














