Imprensa, representações e narrativas: A Copa de 1970 e a consolidação do discurso sobre futebol-arte
Resumo
O trabalho faz uma pesquisa das narrativas jornalísticas nos jornais “O Globo” e “Jornal do Brasil” durante a Copa de 1970 procurando definir como a ideia de futebol-arte foi abordada pelos meios de comunicação. Partimos da hipótese que ao praticar o futebol-arte exerceríamos nossa brasilidade e a narrativa midiática teria consolidado tal pensamento durante a conquista do tricampeonato em 1970. Acreditamos que o futebol foi um importante pilar na construção de uma identidade nacional nos anos 1930 e que as representações míticas deste esporte e seu caráter sintetizador de nossa cultura emergem de maneira latente durante a realização das Copas do Mundo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-06-2016
Como Citar
MOSTARO, Filipe Fernandes Ribeiro; BRINATI, Francisco Ângelo. Imprensa, representações e narrativas: A Copa de 1970 e a consolidação do discurso sobre futebol-arte. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 4, n. 7, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2473. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.