Imprensa, representações e narrativas: A Copa de 1970 e a consolidação do discurso sobre futebol-arte

Autores

  • Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ http://orcid.org/0000-0001-6600-5953
  • Francisco Ângelo Brinati Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Resumo

O trabalho faz uma pesquisa das narrativas jornalísticas nos jornais “O Globo” e “Jornal do Brasil” durante a Copa de 1970 procurando definir como a ideia de futebol-arte foi abordada pelos meios de comunicação. Partimos da hipótese que ao praticar o futebol-arte exerceríamos nossa brasilidade e a narrativa midiática teria consolidado tal pensamento durante a conquista do tricampeonato em 1970. Acreditamos que o futebol foi um importante pilar na construção de uma identidade nacional nos anos 1930 e que as representações míticas deste esporte e seu caráter sintetizador de nossa cultura emergem de maneira latente durante a realização das Copas do Mundo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Fernandes Ribeiro Mostaro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Comunicação pelo PPGCOM - Uerj com bolsa CAPES. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (2014). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006), especialização em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte pela FACHA-IGEC-RJ (2012). Foi bolsista de Apoio Técnico a Pesquisa do CNPq - Nível 1A no projeto LEME (Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte) - UERJ de 2014 a 2015. Pesquisador do Grupo Esporte e Cultura da UERJ. Integra também o Grupo de Pesquisa Comunicação e Esporte, da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Autor do livro GARRINCHA X PELÉ: influência da mídia na carreira de um jogador (2012). Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação com ênfase em Rádio, TV, Jornalismo Esportivo, Copas do Mundo, representações, narrativas midiáticas e identidade nacional.

Francisco Ângelo Brinati, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)

Doutor em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor Assistente do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

15-06-2016

Como Citar

MOSTARO, Filipe Fernandes Ribeiro; BRINATI, Francisco Ângelo. Imprensa, representações e narrativas: A Copa de 1970 e a consolidação do discurso sobre futebol-arte. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 4, n. 7, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2473. Acesso em: 29 mar. 2024.