Da sociedade em rede de cabos, para a mobilidade dos devices

perspectivas a partir da pesquisa TIC domicílios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n12p47-61

Resumo

Em 2016 o Brasil apresenta um cenário em que mais da metade da população é usuária da Internet possibilitando novos paradigmas comunicacionais, modelos de negócio e sistemas digitais que surgem dentro e fora da rede. Os dados de acesso das TIC e de Internet são constantemente alvos de políticas públicas por correlacionarem seus dados ao desenvolvimento das nações e à capacidade dos usuários se valerem dessas tecnologias. Eles apontam para a compreensão de um presente que é a combinação entre o passado e expectativas para um futuro. Este artigo propõe analisar a conectividade dos usuários a Internet, pelo dispositivo mobile e as possíveis mudanças das praticas e processos comunicacionais entre si a partir de pressupostos teoricos de Barbosa; Hepp e Hasebrink; McLuhan, McQuail e Castells. Para o cumprimento do objetivo proposto, utilizou-se uma abordagem longitudinal baseada na coleta de dados de caráter qualitativo por meio da base de dados quantitativos das pesquisas: TIC Domicílios 2014 e 2015; Reuters Institute - Digital News Report 2016; Febratel 2016; da observação empírica do ambiente digital e suas interações. Os resultados apontaram que os usuários com a adoção de novos processos comunicacionais potencialmente se estimulam ou abreviam ocasionais práticas como atores sociais pela adoção da tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Cardoso, UTP / Doutorando

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (UTP). Mestre em Desenvolvimento Regional (FURB), pós-graduado em Novas Mídias (FURB). Publicitário e jornalista, professor no curso de Publicidade e Propaganda (FURB e FAMEG). É integrante dos Grupos de Pesquisa: JOR XXI (PPGCom/UTP) e Estudos Midiáticos Regionais (FURB).

Tarcis Prado Junior, UTP / Doutorando

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (UTP). Mestre (UTP) e Relações Públicas (UMESP). Docente nos cursos de Comunicação e Marketing (UTP). É integrante do JORXXI - Jornalismo no Século XXI - PPGCom/UTP

Franco Iacomini Junior, UTP / Doutorando

Doutorando Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens (UTP). Jornalista e docente na Faculdade Fidelis. É integrante do JORXXI - Jornalismo no Século XXI - PPGCom/UTP.

Downloads

Publicado

05-09-2018

Como Citar

CARDOSO, Moisés; PRADO JUNIOR, Tarcis; IACOMINI JUNIOR, Franco. Da sociedade em rede de cabos, para a mobilidade dos devices: perspectivas a partir da pesquisa TIC domicílios. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 6, n. 12, 2018. DOI: 10.22484/2318-5694.2018v6n12p47-61. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3036. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS