Histórias fragmentadas nas memórias do ABC Paulista
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n11p124%20-%20140Resumo
Por meio de dois vídeos, Lembranças das cidades (2004) e Narrativas orais de histórias de vida (2017), produzido pelo Núcleo Memórias do ABC, da Universidade Municipal São Caetano do Sul (USCS), apresentamos e analisamos os estudos da memória ali realizados há 14 anos. Enfatizamos a importância das imagens, da subjetividade e das narrativas orais para a preservação da memória local, pressupostos encabeçados, entre outros, por Beatriz Sarlo, Paul Ricoeur, Jacques Le Goff, João Carlos Sebe Meihy, Lucia Santaella referenciados no artigo. Os relatos dos depoentes, que se organizam por meio da linguagem verbal oral, são discursivos e também imagéticos. Concluímos que por meio dessas duas formas de expressão é possível aos que assistem a esses vídeos conhecer e imaginar o passado, o presente e o futuro da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.