Diversidade de corpos na publicidade

o contexto interpretativo nas campanhas Skolors e Reposter da Skol no Facebook

Autores

  • Tarcizio Silva
  • Elizabeth Moraes Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2017v5n10p95%20-112

Resumo

Historicamente, a publicidade de cerveja tem explorado de forma estereotipada o corpo feminino e ignorando etnias, cores e formas fora do padrão hegemônico. Porém, está em curso um movimento de buscar uma ressignificação dos corpos como estratégias publicitárias. O artigo explora o uso de comentários na plataforma Facebook como insumos para investigação de contexto interpretativo previsto e reapropriado por enunciadores corporativos pautados pelo dialogismo pressuposto nas mídias sociais. Como estudo de caso, cruzamos o debate discursivo quanto à representação dos corpos na publicidade através da tentativa de reposicionamento do imaginário em torno das campanhas da Skol: Reposter e Skolors. A partir da extração de dados (37 mil comentários e 17 mil respostas, assim como suas métricas) em postagens de campanha na página oficial da marca, o texto se debruça sobre os comentários de maior repercussão e as decorrentes respostas para discorrer sobre as táticas discursivas da empresa. O estudo também sublinha como o ambiente on line propicia elementos para ser explorado tanto comercialmente quanto nas pesquisas acadêmicas no âmbito da Comunicação, trazendo insumos contextuais para a interpretação de sinais explícitos de recepção do público.

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Biografia do Autor

Elizabeth Moraes Gonçalves

Doutora em Comunicação pela UMESP. Docente do programa de pós-graduação em Comunicação da UMESP. Linha de pesquisa Comunicação Institucional e mercadológica. Líder do grupo de pesquisa COLING – Estudos de Comunicação e Linguagem. Editora executiva da revista Comunicação & Sociedade.

Publicado

2017-12-08

Como Citar

Silva, T., & Gonçalves, E. M. (2017). Diversidade de corpos na publicidade: o contexto interpretativo nas campanhas Skolors e Reposter da Skol no Facebook. Tríade: Comunicação, Cultura E Mídia, 5(10). https://doi.org/10.22484/2318-5694.2017v5n10p95 -112