A evolução histórica da participação feminina nos Jogos Olímpicos da Era Moderna e a inclusão das mulheres no esporte de competição
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2017v5n10p247%20-%20260Resumo
O campo esportivo é caracterizado como um ambiente predominantemente masculino e mesmo que a mulher esteja em constante avanço na busca por reconhecimento, os preconceitos que envolvem sua legitimação como atleta ainda é uma realidade. Neste artigo, buscamos traçar o histórico da participação feminina em Olimpíadas, desde as Revoluções Industrial e Francesa, marco de sua mudança de postura frente à sociedade, passando pelas tentativas de se consolidar nos Jogos Olímpicos durante os períodos que envolvem as 1ª e 2ª Guerras, até a consolidação do esporte moderno e o destaque para as políticas de inclusão e igualdade de gênero desenvolvidas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a partir nos anos 80.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














