Ciência, epistemologia e estudos de gênero na Universidade Federal do ABC

Relato sobre iniciativas para o fomento e institucionalização de uma área de pesquisa interdisciplinar

Autores

  • Charles Morphy Santos Universidade Federal do ABC
  • Cristina Fróes de Borja Reis Universidade Federal do ABC
  • Marília Mello Pisani Universidade Federal do ABC
  • Ana Carolina Boero Universidade Federal do ABC
  • Soraya Aparecida Cordeiro Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2017v5n10p146%20-161

Resumo

Uma onda conservadora tem se alastrado no Brasil em muitos estratos sociais e políticos, e vem contaminado os debates universitários, especialmente sobre estudos de gênero e assuntos afins. Do ponto de vista docente, tal debate vinha sendo travado na Universidade Federal do ABC (UFABC) a partir de esforços individuais. Essa foi uma das motivações para que fosse criado um grupo de trabalho voltado a estudos de gênero, ciência e políticas educacionais, que foi ratificado pelo Conselho Universitário da UFABC. Após sessenta dias, o GT apresentou uma proposta de abertura de vaga de concurso intitulada “Ciência, epistemologia e estudos gênero”. A justificativa para essa posição relaciona-se especialmente à necessidade do debate em torno das hard science e os estudos de gênero. A vaga, aprovada em todas as instâncias da UFABC, foi aberta na área Interdisciplinar. O objetivo do presente artigo é apresentar o histórico do debate sobre a questão de gênero na UFABC, descrevendo a criação e a operação do GT de gênero e seus resultados. Fica claro que a abertura para posições mais inovadoras na universidade requer mobilização e capacidade de execução, dependendo tanto dos valores institucionais quanto de iniciativas de toda a comunidade universitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Charles Morphy Santos, Universidade Federal do ABC

    Doutor em Ciências (Área: Entomologia) pela Universidade de São Paulo. Professor de Biologia Evolutiva e Comparada dos Animais na Universidade Federal do ABC.

  • Cristina Fróes de Borja Reis, Universidade Federal do ABC

    Doutora em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora de Economia na Universidade Federal do ABC.

  • Marília Mello Pisani, Universidade Federal do ABC

    Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Professora de Filosofia da Universidade Federal do ABC.

  • Ana Carolina Boero, Universidade Federal do ABC

    Doutora em Ciências (Área: Matemática) pela Universidade de São Paulo. Professora de Matemática na Universidade Federal do ABC.

  • Soraya Aparecida Cordeiro, Universidade Federal do ABC

    Bacharela em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvaro Penteado e Licenciada em Letras pela Universidade Bandeirante. Especialista em gestão pública pela Universidade Federal do ABC. Secretária-Geral junto a Reitoria da UFABC.

Downloads

Publicado

11-12-2017

Como Citar

Ciência, epistemologia e estudos de gênero na Universidade Federal do ABC: Relato sobre iniciativas para o fomento e institucionalização de uma área de pesquisa interdisciplinar. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 5, n. 10, 2017. DOI: 10.22484/2318-5694.2017v5n10p146 -161. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3098. Acesso em: 13 dez. 2025.