Ciência, epistemologia e estudos de gênero na Universidade Federal do ABC

Relato sobre iniciativas para o fomento e institucionalização de uma área de pesquisa interdisciplinar

  • Charles Morphy Santos Universidade Federal do ABC
  • Cristina Fróes de Borja Reis Universidade Federal do ABC
  • Marília Mello Pisani Universidade Federal do ABC
  • Ana Carolina Boero Universidade Federal do ABC
  • Soraya Aparecida Cordeiro Universidade Federal do ABC

Resumo

Uma onda conservadora tem se alastrado no Brasil em muitos estratos sociais e políticos, e vem contaminado os debates universitários, especialmente sobre estudos de gênero e assuntos afins. Do ponto de vista docente, tal debate vinha sendo travado na Universidade Federal do ABC (UFABC) a partir de esforços individuais. Essa foi uma das motivações para que fosse criado um grupo de trabalho voltado a estudos de gênero, ciência e políticas educacionais, que foi ratificado pelo Conselho Universitário da UFABC. Após sessenta dias, o GT apresentou uma proposta de abertura de vaga de concurso intitulada “Ciência, epistemologia e estudos gênero”. A justificativa para essa posição relaciona-se especialmente à necessidade do debate em torno das hard science e os estudos de gênero. A vaga, aprovada em todas as instâncias da UFABC, foi aberta na área Interdisciplinar. O objetivo do presente artigo é apresentar o histórico do debate sobre a questão de gênero na UFABC, descrevendo a criação e a operação do GT de gênero e seus resultados. Fica claro que a abertura para posições mais inovadoras na universidade requer mobilização e capacidade de execução, dependendo tanto dos valores institucionais quanto de iniciativas de toda a comunidade universitária.

Publicado
Dez 11, 2017
Como Citar
SANTOS, Charles Morphy et al. Ciência, epistemologia e estudos de gênero na Universidade Federal do ABC. Tríade - Revista de Comunicação, Cultura e Mídia, [S.l.], v. 5, n. 10, p. p.146 - p.161, dez. 2017. ISSN 2318-5694. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/3098>. Acesso em: 23 jan. 2018.