Queernesse e transgressão do corpo no corpo do documentário Castanha

  • Guilherme Castro Universidade Anhembi Morumbi
  • Bernadette Lyra Universidade Anhembi Morumbi

Resumo

Este artigo se propõe a compreender as configurações cinematográficas nas formas de documentário do longa metragem Castanha (Davi Pretto, 2014), frente à  teoria queer, referenciada por Butler e  a teoria da produção de presença, de Hans Ulrich Gumbrecht. É possível relacionar a não essencialidade que fundamenta ambas as teorias – de gênero e estética – e compreender que as estratégias do Cinema Direto e do Documentário Poético são formas de produção de presença que favorecem uma narrativa em fluxo; assim como é possível propor e perceber transgressões de queernesse no próprio corpo do filme.

Publicado
Dez 11, 2017
Como Citar
CASTRO, Guilherme; LYRA, Bernadette. Queernesse e transgressão do corpo no corpo do documentário Castanha. Tríade - Revista de Comunicação, Cultura e Mídia, [S.l.], v. 5, n. 10, p. p. 6 - p. 17, dez. 2017. ISSN 2318-5694. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/3130>. Acesso em: 23 jan. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.22484/2318-5694.2017v5n10pp. 6 - p. 17.