Sobre roupas e identidades:
anotações em torno da noção de ‘autor’ a partir do documentário ‘Identidade de Nós Mesmos’, de Wim Wenders
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2018v6n13p38-52Resumo
Em seu documentário ‘Identidade de nós mesmos’ (Alemanha-França, 1989), o diretor Wim Wenders se vê confrontado com o processo criativo de um outro artista - o estilista Johji Yamamoto -, com uma outra arte - a moda - e com uma outra cultura - a japonesa. A partir deste Outro tão flagrante, Wenders é instigado a repensar questões relativas à própria identidade da sua arte e de si mesmo como artista. ‘O que seria isto, identidade?’, ele se pergunta na abertura do filme, fazendo emergir neste contexto a questão do autor. É a partir dessa questão que este estudo se desdobra, retomando as discussões sobre a autoria no campo do cinema, em torno da chamada politique des auteurs, e da literatura, em torno das ideias de Michel Foucault e Roland Barthes, e procurando ver como elas reverberam nas questões postas por Wenders em seu filme.
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