Desafios e descompassos de uma cidade rumo à indústria criativa

Challenges and imbalances of a city towards the creative industry

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n14p53-73

Resumo

Este trabalho visa mapear o cenário econômico e cultural da cidade do Recife no século XX com o objetivo de identificar iniciativas que contribuem para a indústria criativa da cidade hoje. Ao longo de sua existência, a capital pernambucana foi marcada por experiências culturais significativas, nas áreas do cinema e da tecnologia da informação. A pesquisa parte do pressuposto de que essas experiências contribuíram para a vocação criativa empreendedora da cidade e para o surgimento, no final do século, do Porto Digital. O presente artigo é resultante de uma pesquisa, de caráter exploratório, que optou pelo resgate histórico realizado a partir de fontes documentais, entre elas documentos oficiais, institucionais e publicações jornalísticas de diferentes suportes, tais como produtos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Maria Grego Lins, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

Aline Maria Grego Lins é Professora Doutora em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Atualmente é docente do Mestrado Profissional em Indústrias Criativas e do bacharelado em Jornalismo, ambos da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. E está fazendo o pós-doutorado em Jornalismo no Programa da Escola de Comunicação - ECOS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Maria Julia Queiroga, Universidade Católica de Pernambuco

Atuou como pesquisadora no projeto de pesquisa (PIBIC) da Universidade Católica de Pernambuco, de Julho de 2016 até Julho de 2018 e como estagiária na Assessoria de Imprensa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco no período de 2015-2016. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: economia política da comunicação, cinema, porto digital e mulheres.

Publicado

2019-04-22

Como Citar

Lins, A. M. G., & Queiroga, M. J. (2019). Desafios e descompassos de uma cidade rumo à indústria criativa: Challenges and imbalances of a city towards the creative industry. Tríade: Comunicação, Cultura E Mídia, 7(14). https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n14p53-73