Visões da cidade: vandalismo, violência e mobilidade urbana no telejornalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n14p145-162

Resumo

Este artigo é resultado de pesquisas continuadas desenvolvidas no Laboratório de Leitura Crítica da Mídia do PPGCOM - UFG. A partir dos conceitos de grotesco, modernidade; e questões sobre a cidade e a mobilidade urbana, apresenta uma análise sobre a cobertura midiática dos episódios de violência direcionada ao transporte, em especial aos incêndios intencionais de ônibus urbanos. A análise inclui um debate sobre as estratégias do telejornalismo na cobertura destas ações, os gêneros e formatos adotados e como eles refletem esta estratégia, mas também aspectos sobre o enquadramento (ou fremes) e o uso de uma estética do grotesco para consolidar a cobertura da violência urbana. Observou-se que as abordagens pontuais do espaço urbano a partir da violência conduzem a um questionamento sobre o Estado, a Cidadania e a Democracia e, de forma indireta, induz a noção da impossibilidade da convivência entre classes e grupos sociais nos espaços urbanos contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Rocha Pessoa Temer, Universidade Federal de Goiás

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás, na linha de pesquisa Mídia e Cidadania. Doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2001). Pós Doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias da Comunicação, Televisão, Telejornalismo, e Gêneros Jornalísticos. Líder do Grupo de Pesquisa Televisão e Cidadania da UFG. Autora dos livros Para Entender as Teorias da Comunicação e a Televisão em busca da Interatividade.

Simone Antoniaci Tuzzo, Universidade Federal de Goiás

Pós-Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora Efetiva do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM da Universidade Federal de Goiás - UFG.

Downloads

Publicado

22-04-2019

Como Citar

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa; TUZZO, Simone Antoniaci. Visões da cidade: vandalismo, violência e mobilidade urbana no telejornalismo. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 7, n. 14, 2019. DOI: 10.22484/2318-5694.2019v7n14p145-162. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3412. Acesso em: 19 abr. 2024.