A cidade além da fronteira
escapatórias no | do cinema argentino
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n14p95-119Resumo
O presente estudo propõe reflexões a respeito do imaginário fronteiriço, fundado na análise de cotidianidades que podem promover as interdições, típicas de quadriculamentos opressores, ou as integrações, constitutivas das fronteiras culturais. Para tanto, tomamos como corpus os filmes argentinos Pizza, birra, faso (Adrián Caetano, Bruno Stagnaro; 1998) e Leonera (Pablo Trapero, 2008), obras que enquadram personagens submetidas às interdições de uma experiência urbana ‘à margem de...’. Para a superação das fronteiras, figurativizadas em barreiras as mais diversas, as personagens criam escapatórias libertadoras, ampliadas e potencializadas por meio das estratégias cinematográficas. Busca-se, assim, superar um mundo dividido por ‘lados’ constituindo brechas que viabilizam transposições de fronteiras culturais, ordenadas pelas possibilidades de “ir além”. Preservam-se, consequentemente, os afetos e as experiências do habitar em apropriações estésicas essenciais aos mundos que transcendem as barras – concretas ou nem tanto – da opressão e da discriminação.
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