A cidade além da fronteira

escapatórias no | do cinema argentino

Palavras-chave: Cinema argentino. Pizza, birra, faso. Leonera. Quadriculamentos. Fronteiras culturais., Nuevo Cine Argentino, Pizza, birra, faso, Leonera. Quadriculamentos, Fronteiras culturais

Resumo

O presente estudo propõe reflexões a respeito do imaginário fronteiriço, fundado na análise de cotidianidades que podem promover as interdições, típicas de quadriculamentos opressores, ou as integrações, constitutivas das fronteiras culturais. Para tanto, tomamos como corpus os filmes argentinos Pizza, birra, faso (Adrián Caetano, Bruno Stagnaro; 1998) e Leonera (Pablo Trapero, 2008), obras que enquadram personagens submetidas às interdições de uma experiência urbana ‘à margem de...’. Para a superação das fronteiras, figurativizadas em barreiras as mais diversas, as personagens criam escapatórias libertadoras, ampliadas e potencializadas por meio das estratégias cinematográficas. Busca-se, assim, superar um mundo dividido por ‘lados’ constituindo brechas que viabilizam transposições de fronteiras culturais, ordenadas pelas possibilidades de “ir além”. Preservam-se, consequentemente, os afetos e as experiências do habitar em apropriações estésicas essenciais aos mundos que transcendem as barras – concretas ou nem tanto – da opressão e da discriminação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Fischer, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – USP, Pós-doutora em Cinema pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora à Universidade Tuiuti do Paraná – UTP.

 

Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutoranda em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná – UTP. Bolsista Capes/Prosup.

 

Referências

AMADO, Ana. La imagen justa: cine argentino y política (1980-2007). Buenos Aires: Colihue, 2009.

AMADO, Ana; DOMÍNGUEZ, Nora. Figuras y políticas de lo familiar: Una introdución. In: AMADO, Ana; DOMÍNGUEZ, Nora (org.). Lazos de família: herencias, cuerpos, ficciones. Buenos Aires: Paidós, 2004. p. 1339.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 1983.

BOLIVIA. Direção: Adrián Caetano. Argentina. 2001. DVD. (76 min.).

CRÓNICA DE UNA FUGA. Direção: Adrián Caetano. Argentina: 20th Century Fox de Argentina, INCAA, K&S Films. 2006. DVD. (87 min.).

EL BONAERENSE. Direção: Pablo Trapero. Argentina; Chile; França; Holanda: Matanza Cine. 2002. DVD. (105 min.).

FISCHER, Sandra. Clausura e compartilhamento: a família no cinema de Saura e Almodóvar. São Paulo: Annablume, 2006.

FISCHER, Sandra; VAZ, Aline. O lugar da morada no cinema de Lucrecia Martel e de Pablo Trapero: paisagens anestésicas ou espaços estésicos?. Rumores, v. 12, n. 23, p. 221-241, 22 jun. 2018.

FONT, Domènec. Paisajes de la modernidade. Cine europeo, 19601980. Barcelona: Paidós, 2002.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir – nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.

GALLOTTA, Nahuel. Entrevista Bruno Stagnaro: “Los grandes delincuentes no viven en las villas”. Clarín, Buenos Aires, 05 nov. 2017.

JAMESON, Fredric. “Clase y alegoría en la cultura de masas contemporanea: ‘Tarde de perros’ como filme politico”. In: JAMESON, Fredric. Signaturas de lo visible. Buenos Aires: Prometeo, 2012. p. 79106.

LEONERA. Direção: Pablo Trapero. Argentina: Matanza Cine. 2008. DVD. (113 min).

LEENHARDT, Jacques. Fronteiras, fronteiras culturais e globalização. Trad. Sandra Jatahy Pesavento. In MARTINS, Maria Helena (org.). Fronteiras culturais: Brasil, Uruguai, Argentina. São Paulo: Ateliê editorial, 2002, p. 27-34.

LLAHÍ, Marcos Adrián Pérez. “Clase y relieve urbano en el cine argentino moderno”. In: IRIBARREN, María (org.). La imagen argentina: episódios cinematográficos de la historia nacional. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fundación CICCUS, 2017. p. 71-104.

MAFFESOLI, Michel. Michel Maffesoli: o imaginário é uma realidade. Revista Famecos, v. 8, n. 15, p. 74-82, 2001.

MUNDO GRÚA. Direção: Pablo Trapero. Argentina: Lita Stantic. 1999. DVD. (90 min.).

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Além das fronteiras. In: MARTINS, Maria Helena (org.). Fronteiras culturais: Brasil - Uruguai – Argentina. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002. p. 35-39.

PIZZA, BIRRA, FASO. Direção: Adrián Caetano; Bruno Stagnaro. Argentina: INCAA; Palo y a la Bolsa Cine; Hubert Bals Fund. 1998. DVD. (92 min).

REY MUERTO: Histórias breves I. Direção: Lucrecia Martel. Argentina: INCAA. 1995. (12 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6EyCEheYolc. Acesso em: 28 de mar. 2019.

ROSSINI, Gabriel. “La polêmica por los 70: Córdoba, laboratório de lo que ocurrió en la ditadura”. El litoral, Internet, 13 set. 2013. Disponível em: http://www.ellitoral.com/index.php/id_um/92780-cordoba-laboratorio-delo-que-ocurrio-en-la-dictadura. Acesso em: 07 de jul. 2018.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

VERARDI, Malena. “El Nuevo Cine Argentino: claves de lectura de una época”. In: AMATRIAIN: Ignacio (org). Una década de nuevo cine Argentino (1995-2005): industria, crítica, formación, estéticas. Buenos Aires: Fundación Centro de Integración, Comunicación, Cultura y Sociedad – CICCUS, 2009. p. 171-189.

Tríade, Sorocaba, SP, v. 7, n. 14, p. 95-119, maio 2019 118

AMADO, Ana; DOMÍNGUEZ, Nora. Figuras y políticas de lo familiar: Una introdución. In: AMADO, Ana; DOMÍNGUEZ, Nora (org.). Lazos de família: herencias, cuerpos, ficciones. Buenos Aires: Paidós, 2004. p. 1339.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas. São Paulo: Companhia das Letras, 1983.

BOLIVIA. Direção: Adrián Caetano. Argentina. 2001. DVD. (76 min.).

CRÓNICA DE UNA FUGA. Direção: Adrián Caetano. Argentina: 20th Century Fox de Argentina, INCAA, K&S Films. 2006. DVD. (87 min.).

EL BONAERENSE. Direção: Pablo Trapero. Argentina; Chile; França; Holanda: Matanza Cine. 2002. DVD. (105 min.).

FISCHER, Sandra. Clausura e compartilhamento: a família no cinema de Saura e Almodóvar. São Paulo: Annablume, 2006.

FISCHER, Sandra; VAZ, Aline. O lugar da morada no cinema de Lucrecia Martel e de Pablo Trapero: paisagens anestésicas ou espaços estésicos?. Rumores, v. 12, n. 23, p. 221-241, 22 jun. 2018.

FONT, Domènec. Paisajes de la modernidade. Cine europeo, 19601980. Barcelona: Paidós, 2002.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir – nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2014.

GALLOTTA, Nahuel. Entrevista Bruno Stagnaro: “Los grandes delincuentes no viven en las villas”. Clarín, Buenos Aires, 05 nov. 2017.

JAMESON, Fredric. “Clase y alegoría en la cultura de masas contemporanea: ‘Tarde de perros’ como filme politico”. In: JAMESON, Fredric. Signaturas de lo visible. Buenos Aires: Prometeo, 2012. p. 79106.

LEONERA. Direção: Pablo Trapero. Argentina: Matanza Cine. 2008. DVD. (113 min).

LEENHARDT, Jacques. Fronteiras, fronteiras culturais e globalização. Trad. Sandra Jatahy Pesavento. In MARTINS, Maria Helena (org.). Fronteiras culturais: Brasil, Uruguai, Argentina. São Paulo: Ateliê editorial, 2002, p. 27-34.

Tríade, Sorocaba, SP, v. 7, n. 14, p. 95-119, maio 2019 119

LLAHÍ, Marcos Adrián Pérez. “Clase y relieve urbano en el cine argentino moderno”. In: IRIBARREN, María (org.). La imagen argentina: episódios cinematográficos de la historia nacional. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Fundación CICCUS, 2017. p. 71-104.

MAFFESOLI, Michel. Michel Maffesoli: o imaginário é uma realidade. Revista Famecos, v. 8, n. 15, p. 74-82, 2001.

MUNDO GRÚA. Direção: Pablo Trapero. Argentina: Lita Stantic. 1999. DVD. (90 min.).

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Além das fronteiras. In: MARTINS, Maria Helena (org.). Fronteiras culturais: Brasil - Uruguai – Argentina. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002. p. 35-39.

PIZZA, BIRRA, FASO. Direção: Adrián Caetano; Bruno Stagnaro. Argentina: INCAA; Palo y a la Bolsa Cine; Hubert Bals Fund. 1998. DVD. (92 min).

REY MUERTO: Histórias breves I. Direção: Lucrecia Martel. Argentina: INCAA. 1995. (12 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6EyCEheYolc. Acesso em: 28 de mar. 2019.

ROSSINI, Gabriel. “La polêmica por los 70: Córdoba, laboratório de lo que ocurrió en la ditadura”. El litoral, Internet, 13 set. 2013. Disponível em: http://www.ellitoral.com/index.php/id_um/92780-cordoba-laboratorio-delo-que-ocurrio-en-la-dictadura. Acesso em: 07 de jul. 2018.

SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.

VERARDI, Malena. “El Nuevo Cine Argentino: claves de lectura de una época”. In: AMATRIAIN: Ignacio (org). Una década de nuevo cine Argentino (1995-2005): industria, crítica, formación, estéticas. Buenos Aires: Fundación Centro de Integración, Comunicación, Cultura y Sociedad – CICCUS, 2009. p. 171-189.

Publicado
2019-04-22
Como Citar
Fischer, S., & Vaz, A. (2019). A cidade além da fronteira. Tríade: Comunicação, Cultura E Mídia, 7(14), 95-119. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n14p95-119