O rap na cidade:

O “Quinto Elemento” e as Rodas de Rima do RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n14p199-219

Resumo

O propósito do artigo é mobilizar o conceito de “quinto elemento” da cultura Hip Hop, entendido como arma em potencial contra confinamentos cognitivos e relevante gatilho estético de resistência no ambiente urbano, para investigar a intervenção das Rodas de Rap do Circuito Carioca de Ritmo e Poesia (CCRP) na cidade do Rio de Janeiro. O artigo atesta a dimensão comunitária do rap nas Rodas, definindo-a como resultado da “criatividade social” das "neotribos" que giram no entorno do Hip Hop carioca. Inspirado pela noção de “quinto elemento”, o rap é se apresenta como uma linguagem capaz de produzir um élan comunitário na vida da cidade, a partir de sua música. Assim como em sua origem em NY, quando jovens do sul do Bronx redefiniram suas identidades culturais num espaço urbano violento e empobrecido, o rap, através das Rodas no Rio de Janeiro, segue emergindo com energia e vitalidade para intervir na dinâmica da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Gutierrez Mendes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Cientista Político, Mestre pelo IUPERJ (atual IESP) e Doutorando no PPGCOM/UERJ.  Pesquisador do CAC/UERJ e das Faculdades Integradas Helio Alonso (FACHA).

Gabriel Chavarry Neiva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor e Pesquisador do Departamento de Comunicação da PUC RIO. Graduado em  História na UFF. Mestre em Sociologia e Antropologia (PPGSA) na UFRJ e Doutor em  Comunicação no PPGCOM UERJ.

Downloads

Publicado

2019-04-23

Como Citar

Mendes, G. G., & Neiva, G. C. (2019). O rap na cidade:: O “Quinto Elemento” e as Rodas de Rima do RJ. Tríade: Comunicação, Cultura E Mídia, 7(14). https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n14p199-219