Novas construções de sentido em duas metáforas fotográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n15p83-92

Resumo

Buscamos compreender neste artigo os efeitos de sentido construídos em duas metáforas visuais presentes em dois foto livros do artista Miguel Rio Branco. A primeira obra se apresenta como uma associação de duas imagens (um díptico), enquanto a segunda obra a ser analisada é uma imagem única. O referencial teórico utilizado busca auxiliar a investigação dessas duas obras enquanto metáforas visuais e é composto pelos estudos semióticos, a pesquisa sobre retórica visual do Groupe µ (1994) e pelas considerações do filósofo da arte Richard Wollheim (2002) sobre a metáfora pictórica. Desse modo, percorremos um caminho no qual as duas obras analisadas indicam dois modos diversos de produção de metáforas visuais e exploramos os efeitos de sentido construídos em cada uma delas.

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Biografia do Autor

Daniela Bracchi, UFPE

Pesquisa narrativas fotográficas, especialmente os fotolivros brasileiros e pernambucanos, no laboratório de fotografia do agreste da Universidade Federal de Pernambuco. É mestre em semiótica pela PUC-SP, onde estudou fotografia de moda, e doutora em semiótica pela USP com sua pesquisa sobre a fotografia contemporânea brasileira. É professora adjunta da UFPE-CAA e coordena o fotolab: www.fotolabufpe.com

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Publicado

10-08-2019

Como Citar

BRACCHI, Daniela. Novas construções de sentido em duas metáforas fotográficas. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 7, n. 15, 2019. DOI: 10.22484/2318-5694.2019v7n15p83-92. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3447. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS