A biografia como instrumento de resgate para a história do jornalismo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n16p122-144Resumo
Este artigo visa compreender de que forma as biografias de três empresários da comunicação ajudam a historicizar o jornalismo brasileiro. São analisadas três obras assinadas por jornalistas: Roberto Marinho (BIAL, 2004); O Bispo: A história revelada de Edir Macedo (TAVOLARO; LEMOS, 2007) e Topa tudo por dinheiro: as muitas faces do empresário Silvio Santos (STYCER, 2018). Como metodologia para avaliação das três obras, aplicaram-se os seis tópicos sistematizados por Vilas Boas (2008), aqui transformados em critérios de análise no jornalismo biográfico. Busca-se, destarte, identificar, na caracterização das protagonistas, as temáticas descendência, fatalismo, extraordinariedade, verdade, transparência e tempo. Por fim, infere-se que as diferentes formas de tratamento dadas às histórias dos biografados têm impactos distintos no modo como se obtém informações a respeito de acontecimentos da esfera jornalística brasileira.
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