Convergências transmidiáticas na poética sonora, cinética e tipo/icono/gráfica do videoclipe DVNO da dupla francesa Justice

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p31-55

Resumo

Para divulgar a faixa homônima do primeiro álbum da dupla francesa de música eletrônica Justice, o videoclipe DVNO (2007) difere do usual no gênero. Em vez de seguir o padrão narrativo ou mostrar uma performance, a obra estabelece um processo intersemiótico concernente ao tratamento tecnoestético da letra da canção, em diversas telas colocadas no palco, explorando formas verbais, texturas e cores; com apenas uma rápida aparição dos artistas ao final. Este diferencial conduz esta investigação a um jogo de similaridades e convergências transmidiáticas com vinhetas e gráficos animados dos canais de televisão. Analisa-se ainda a poética sonora, cinética e tipo/icono/gráfica de DVNO; além da relação com a cruz utilizada nos concertos e nas capas de discos do Justice.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Denise Azevedo Duarte Guimarães, Universidade Tuiuti do Paraná

    Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2004), com tese sobre poesia multimídia; Mestre em Letras pela PUC do Paraná (1980); tem Especializaçao em Literatura Brasileira pela UFPR (1975) e Licenciatura em Letras Português/Inglês pela UFPR (1973).Professora Aposentada da UFPR. Desde 1994 atua na Universidade Tuiuti do Paraná, nas áreas de Letras, Artes e Comunicação.Tem experiência em Editoração de periódicos acadêmicos. Temas de interesse: cinema, audiovisual, estudos interartes, intersemiose e teorias da adaptação. Suas pesquisas mais recentes abordam a dimensão tecnoestética dos processos comunicativos, nas interfaces do cinema com as novas tecnologias. Foi docente fundadora e vice-coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Cinema da UTP (1997- 2012). De 2007 a 2010 foi vice-coordenadora do Mestrado em Comunicação e Linguagens da UTP. Integra o Doutorado e Mestrado em Comunicação e Linguagens da UTP. Coordena a Linha de Pesquisa Estudos de Cinema e Audiovisual. Integrante do GP Comunicação, Imagem e Contemporaneidade -CIC, UTP/CNPq. Editora Científica da Revista INTERIN.

  • Doutorando Antonio Carlos Persegani Florenzano, Universidade Tuiuti do Paraná

    Antonio Carlos Persegani Florenzano –Doutorando e Bolsista do Programa em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Comunicação e Linguagens pela UTP. Trabalha com Jornalismo Cultural e Editoração. E-mail: abonico@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0002-5103-0045

Referências

DVNO. Behance, 2007. Disponível em: https://www.behance.net/search/images?search=DVNO. Acesso em: mai. 2020.

DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

JUSTICE. Justice - DVNO - †. Youtube, 2007. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eLOtl3nLR7Q. Acesso em: mai. 2020.

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora SENAC, 2000.

MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge: The MIT Press, 2001.

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1990.

PIGNATARI, D. Letras, artes, mídia. São Paulo: Editora Globo, 1995.

SHOW Daft Punk. Flickr, 2006. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/selusava/281772383. Acesso em: mai. 2020.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Como Citar

Convergências transmidiáticas na poética sonora, cinética e tipo/icono/gráfica do videoclipe DVNO da dupla francesa Justice. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 8, n. 19, p. 31–55, 2020. DOI: 10.22484/2318-5694.2020v8n19p31-55. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4086. Acesso em: 13 dez. 2025.