Convergências transmidiáticas na poética sonora, cinética e tipo/icono/gráfica do videoclipe DVNO da dupla francesa Justice

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p31-55

Resumo

Para divulgar a faixa homônima do primeiro álbum da dupla francesa de música eletrônica Justice, o videoclipe DVNO (2007) difere do usual no gênero. Em vez de seguir o padrão narrativo ou mostrar uma performance, a obra estabelece um processo intersemiótico concernente ao tratamento tecnoestético da letra da canção, em diversas telas colocadas no palco, explorando formas verbais, texturas e cores; com apenas uma rápida aparição dos artistas ao final. Este diferencial conduz esta investigação a um jogo de similaridades e convergências transmidiáticas com vinhetas e gráficos animados dos canais de televisão. Analisa-se ainda a poética sonora, cinética e tipo/icono/gráfica de DVNO; além da relação com a cruz utilizada nos concertos e nas capas de discos do Justice.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Azevedo Duarte Guimarães, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná (2004), com tese sobre poesia multimídia; Mestre em Letras pela PUC do Paraná (1980); tem Especializaçao em Literatura Brasileira pela UFPR (1975) e Licenciatura em Letras Português/Inglês pela UFPR (1973).Professora Aposentada da UFPR. Desde 1994 atua na Universidade Tuiuti do Paraná, nas áreas de Letras, Artes e Comunicação.Tem experiência em Editoração de periódicos acadêmicos. Temas de interesse: cinema, audiovisual, estudos interartes, intersemiose e teorias da adaptação. Suas pesquisas mais recentes abordam a dimensão tecnoestética dos processos comunicativos, nas interfaces do cinema com as novas tecnologias. Foi docente fundadora e vice-coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Cinema da UTP (1997- 2012). De 2007 a 2010 foi vice-coordenadora do Mestrado em Comunicação e Linguagens da UTP. Integra o Doutorado e Mestrado em Comunicação e Linguagens da UTP. Coordena a Linha de Pesquisa Estudos de Cinema e Audiovisual. Integrante do GP Comunicação, Imagem e Contemporaneidade -CIC, UTP/CNPq. Editora Científica da Revista INTERIN.

Doutorando Antonio Carlos Persegani Florenzano, Universidade Tuiuti do Paraná

Antonio Carlos Persegani Florenzano –Doutorando e Bolsista do Programa em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Mestre em Comunicação e Linguagens pela UTP. Trabalha com Jornalismo Cultural e Editoração. E-mail: abonico@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0002-5103-0045

Referências

DVNO. Behance, 2007. Disponível em: https://www.behance.net/search/images?search=DVNO. Acesso em: mai. 2020.

DONDIS, D. A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

JUSTICE. Justice - DVNO - †. Youtube, 2007. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eLOtl3nLR7Q. Acesso em: mai. 2020.

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Editora SENAC, 2000.

MANOVICH, L. The language of new media. Cambridge: The MIT Press, 2001.

PEIRCE, C. S. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 1990.

PIGNATARI, D. Letras, artes, mídia. São Paulo: Editora Globo, 1995.

SHOW Daft Punk. Flickr, 2006. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/selusava/281772383. Acesso em: mai. 2020.

Publicado

2020-12-29

Como Citar

Azevedo Duarte Guimarães, D., & Persegani Florenzano , A. C. . (2020). Convergências transmidiáticas na poética sonora, cinética e tipo/icono/gráfica do videoclipe DVNO da dupla francesa Justice. Tríade: Revista De Comunicação, Cultura E Mídia, 8(19), 31-55. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p31-55