POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. UMA ANÁLISE CRÍTICA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO EXTERNA DE ESCOLAS, EM PORTUGAL

Autores

  • José Augusto Pacheco

Resumo

Com este artigo pretende-se abordar a noção de qualidade, invocando não só as ideias de Lipovestky e Gil, mas também os discursos que são construídos sobre a avaliação institucional. Exploram-se, num primeiro ponto, as lógicas de personificação e de controlo social, entendendo-se a sua presença na avaliação como complementares e, num segundo ponto, a noção de qualidade, com recurso à análise do modelo de avaliação externa de escolas, em implementação na realidade escolar portuguesa. O artigo serve de análise crítica das políticas de partilha de conhecimento, cada vez mais preponderantes na regulação das políticas nacionais e na configuração de modelos de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PACHECO, José Augusto. POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. UMA ANÁLISE CRÍTICA NO CONTEXTO DA AVALIAÇÃO EXTERNA DE ESCOLAS, EM PORTUGAL. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/1939. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê