Dez anos de SINAES:
um mapeamento de teses e dissertações defendidas no período 2004 – 2014
Resumo
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído em 2004, no lugar do Exame Nacional de Cursos (ENC) conhecido, à época, como “Provão”. Em dez anos de vigência, o SINAES passou por várias mudanças e tornou-se objeto de pesquisa de inúmeros programas de pós graduação no país. O presente estudo é um inventário das teses e dissertações sobre o SINAES defendidas no período entre 2004 e 2014. Utilizamo-nos da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e do Banco de Teses e Dissertações da CAPES. Resultados demonstram que foram produzidas, no período, 101 obras, sendo a maioria sobre o eixo ‘avaliação institucional’ e a minoria sobre ‘avaliação de curso’. Universidade de Brasília é a instituição que mais produziu sobre o SINAES, sendo o professor José Vieira o que orientou o maior número de pesquisas, seguido da Universidade Federal do Ceará e professor Wagner Andriola, respectivamente. Por fim, tal mapeamento permite uma visão panorâmica do que se produziu sobre o SINAES na primeira década de sua existência: tendências, recorrências, silêncios, lugares e pessoas envolvidas com essa temática no país.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.