Proposta de um modelo de avaliação do nível de engajamento do estudante da modalidade a distância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100002

Resumo

Este artigo tem como objetivo propor um modelo que permita avaliar o nível de engajamento do estudante da modalidade à distância. Inicialmente foi realizada uma revisão de literatura buscando levantar os fatores de engajamento. Após, foram conduzidos quatro grupos focados a fim de identificar fatores que geram engajamento na modalidade à distância. A seguir, foi feita uma survey para avaliar a importância dos fatores permitindo que os mesmos fossem validados por meio da realização de uma Análise Fatorial Confirmatória. Apoiado na lista de fatores e suas importâncias, foi desenvolvida uma proposta de modelo de avaliação do engajamento do estudante composto de algoritmo de cálculo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

08-05-2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Proposta de um modelo de avaliação do nível de engajamento do estudante da modalidade a distância. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 1, 2019. DOI: 10.1590/s1414-40772019000100002. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3609. Acesso em: 15 dez. 2025.