Internacionalização e pós-graduação

a política de editais da Capes (2005-2018)

Autores

Palavras-chave:

Ciência e Tecnologia, Inovação, Internacionalização, Pós-graduação

Resumo

Este artigo analisa a política de internacionalização da pós-graduação no Brasil induzida pela Capes por meio de Editais no período de 2005 a 2018. Tem como pressuposto que esses editais são articulados com as diretrizes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e com os Planos Nacionais de Pós-Graduação (2005/2010 e 2011/2020). Para a consecução do estudo, foram realizadas análises documentais e elaboradas séries estatísticas de dados disponibilizados em sítios da Capes. Conclui-se que a internacionalização da pós-graduação é compreendida como estratégia para o desenvolvimento do país, e que os editais estimulam a concorrência institucional e de pesquisadores em claro alinhamento aos objetivos da globalização mercantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARWU. ACADEMIC RANKING OF WORLD UNIVERSITIES – ARWU. 2018. Disponível em: http://www.shanghairanking.com/ARWU2018.html. Acesso em: 10 jun. 2018.

AZEVEDO, Mário Luiz. A educação superior em tempos de internacionalização. In: CUNHA, C.; SOUSA, J. V.; SILVA, M. A. (org.). Internacionalização da educação: discursos, práticas e reflexos sobre as políticas educativas. Belo Horizonte: Fino Traço, 2016.

AZEVEDO, Mario Luiz; OLIVEIRA, João Ferreira; CATANI, A. M. O sistema nacional de pós-graduação (SNPG) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024): regulação, avaliação e financiamento. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 32, n. 3, p. 783-804, set./dez. 2016.

BANCO MUNDIAL. Conhecimento e inovação para a competitividade. Tradução da Confederação Nacional da Indústria. Brasília: CNI, 2008.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Livro Verde - Ciência, Tecnologia e Inovação: desafio para a sociedade brasileira. Brasília: MCT, 2001.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Livro Branco: Ciência, Tecnologia e Inovação. Brasília: MCT, 2002.

BRASIL. Casa Civil. Lei n. 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Brasília, 2004a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm. Acesso em: 10 jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-graduação – PNPG (2005-2010). Brasília: CAPES, 2004b.

BRASIL. Casa Civil. Lei n. 11.196, de 21 de novembro de 2005. Brasília, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11196.htm. Acesso em: 10 jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Livro Azul: conclusões da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Brasília: MCT, 2010a.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-graduação – PNPG (2011-2020). Brasília: CAPES, 2010b.

¬¬BRASIL. Decreto n. 7642, de 13 de dezembro de 2011. Institui o Programa Ciência Sem Fronteiras. Brasília, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7642.htm. Acesso em: 13 nov. 2019.

CASTRO, Alda Maria. Internacionalização do ensino superior: estratégia de solidariedade ou de mercado? Natal: AFIRSE, 2010. p. 1-24.

CASTRO, Alda Maria; CABRAL NETO, Antonio. O ensino superior: a mobilidade estudantil como estratégia de internacionalização na América Latina. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 21, 2012.

CHAVES, Vera Lúcia. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior Brasileiro: a formação dos oligopólios. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p. 481-500, jun. 2010.

COX, Pamela. Foreword. In: DE WIT, Hans et al. Higher education in Latin America: the international dimension. Washington, DC: World Bank, 2005. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/7428/343530PAPER0LA101OFFICIAL0USE0ONLY1.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 jun. 2018.

DE WIT, Hans. Internationalisation of Highr Education: an introduction on the why, how and what. In: WIT, Hans (ed.). An Introduction to Higher Education Internationalisation. Milan: Centre for Higher Education Internationalisation (CHEI), Università Cattolica del Sacro Cuore, 2013.

KATO, Fabíola Bouth. A nova política de financiamento de pesquisas: reforma no Estado e no papel do CNPq. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2013.

KATO, Fabíola Bouth; FERREIRA, Luciana Rodrigues. A política de expansão e financiamento da pós-graduação: as diretrizes do PNPG (2011-2020) e PNE (2014-2024). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiânia, v. 32, n. 3, p. 677-698, set./dez. 2016.

KNIGHT, Jane. GATS – Higher Education Implications, Opinions and Questions. In: FIRST GLOBAL FORUM ON INTERNATIONAL QUALITY ASSURANCE, ACCREDITATION AND THE RECOGNITION OF QUALIFICATIONS IN HIGHER EDUCATION: “GLOBALIZATION AND HIGHER EDUCATION”. Paris: Unesco, 2002.

KNIGHT, Jane. An internationalization model: responding to new realities and challenges. In: DE WIT, Hans et al. Higher education in Latin America: the international dimension. Washington, DC: World Bank, 2005. Disponível em: https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/7428/343530PAPER0LA101OFFICIAL0USE0ONLY1.pdf?sequence=1. Acesso em: 10 jun. 2018.

LIMA, Manolita Correia; CONTEL, Fabio Betioli. Internacionalização da educação superior: nações ativas, nações passivas e a geopolítica do conhecimento. São Paulo: Alameda, 2011.

LIMA, Manolita Correia; MARANHAO, Carolina Machado. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 14, n. 3, nov. 2009.

MANCEBO, Deise. Reflexões sobre a pós-graduação no Brasil: novos rumos e pragmatismo como fundamento. In: CHAVES, Vera Lúcia Jacob; SILVA JÚNIOR, João dos Reis (org.). Educação superior no Brasil e diversidade regional. Belém: Editora da UFPA, 2008.

MOROSINI, Marília Costa. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. Educ. rev., Curitiba, n. 28, dez. 2006.

MOROSINI, Marília Costa; NASCIMENTO, Lorena Machado. Internacionalização da educação superior no Brasil: a produção recente em teses e dissertações. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 33, e155071, 2017.

SIUFI, Gabriela. Cooperación internacional e internacionalización de la educación superior. Revista Educación Superior y Sociedad (ESS), Caracas, v. 14, n. 1, p. 119-146, out. 2009.

THIENGO, Laura Carlette. Universidade de classe mundial, ou, O fim da universidade como universitas? Campinas: Mercado de Letras, 2019.

Downloads

Publicado

30-07-2021

Como Citar

ARAÚJO , Alda Castro; FERNANDES, Larissa. Internacionalização e pós-graduação: a política de editais da Capes (2005-2018). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4701. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.