REFLEXIVIDADE EM SAÚDE: INVESTIGAÇÃO FENOMENOLÓGICA DO PROCESSO REFLEXIVO PREVALENTE ENTRE OS FORMANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Karina Tiemi Murata
  • Cristiano Roque Antunes Barreira

Resumo

O presente trabalho buscou identificar e compreender como se dão os processos reflexivos prevalentes na relação interpessoal constituída na atuação pré-profissional de formandos em um curso na área da educação física. Tendo em vista este objetivo, utilizou-se a fenomenologia como um método capaz de identificar o sentido das coisas dadas à consciência. Optou-se também pela utilização adaptada de um roteiro de supervisão para psicólogos do esporte por abordar amplamente os variados aspectos da experiência relacional em contexto de atendimento. Os resultados apontam para a prevalência do modo de pensamento mecanicista como plano de fundo de uma reflexividade causal e restrita durante a atuação pré-profissional destes formandos. Assim, uma atuação dirigida à reflexibilidade, possibilita uma abertura ao relacionamento interpessoal de maneira a incluir o sujeito a quem a prática se destina como agente do processo, e não como simples objeto de intervenção. O método fenomenológico pode auxiliar na manutenção e constante aprimoramento deste processo reflexivo, uma vez que permite compreender as dimensões de ordem existencial da atividade física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

MURATA, Karina Tiemi; BARREIRA, Cristiano Roque Antunes. REFLEXIVIDADE EM SAÚDE: INVESTIGAÇÃO FENOMENOLÓGICA DO PROCESSO REFLEXIVO PREVALENTE ENTRE OS FORMANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/760. Acesso em: 1 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos