MUDARAM OS TEMPOS; MUDARAM AS MULHERES? Memórias de professoras do Ensino Superior
Resumo
O artigo refere-se a pesquisa sobre histórias de vida de mulheres que atuam como docentes no ensino superior, no curso de pós-graduação em educação de uma universidade do Estado de São Paulo, desde seus processos formativos aos seus desafios no exercício da docência universitária. Esses dados foram cruzados com informações prestadas voluntariamente acerca das interfaces da profissão com a vida pessoal, como família de origem, casamento e filhos, assim como as expectativas sociais acerca da identidade dos papeis sexuais. Os dados foram coletados por meio de depoimentos de caráter livre, cujo objetivo foi verificar se as conquistas das mulheres nos anos de 1960/70, derivadas do movimento feminista no Brasil tiveram repercussão no seu trabalho e seu cotidiano. Buscou-se detectar se as relações de gênero da sociedade tiveram impacto na sua vida e nas suas realizações profissionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
ALMEIDA, Jane Soares de; SOARES, Marisa. MUDARAM OS TEMPOS; MUDARAM AS MULHERES? Memórias de professoras do Ensino Superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/768. Acesso em: 20 fev. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.