INSTRUMENTOS PARA AVALIAR DISCIPLINAS DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: UMA PROPOSTA BASEADA EM SISTEMAS DE INDICADORES

Autores

  • Júlio C. G. Bertolin
  • Ana Carolina Bertoletti De Marchi

Resumo

A avaliação da educação é um tema complexo e que possui grande importância nas abordagens e projetos de qualidade de instituições, cursos e disciplinas da educação superior. Quando abordada no âmbito da educação a distância (EaD), a avaliação da qualidade da educação adquire uma relevância e complexidade ainda maiores visto que as diferenças de espaço e tempo entre profes­sor e aluno certamente impactam o processo de aprendizagem. O presente artigo busca contribuir com a avaliação da qualidade da modalidade EaD por meio do desenvolvimento de uma proposta de instrumentos para avaliação de disciplinas semipresenciais da educação superior. Fundamen­tado em sistemas de indicadores e composto por questionários de avaliação e auto-avaliação, o instrumento incorpora aspectos de auto-validação ao permitir o cotejamento entre os indicadores de resultados e os aspectos de entradas e processo da disciplina e entre a avaliação de um sujeito interessado e a auto-avaliação de outros sujeitos envolvidos.

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Como Citar

BERTOLIN, J. C. G.; MARCHI, A. C. B. D. INSTRUMENTOS PARA AVALIAR DISCIPLINAS DA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL: UMA PROPOSTA BASEADA EM SISTEMAS DE INDICADORES. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 15, n. 3, 2010. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/874. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos