Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1414-40772020000300002Keywords:
Avaliação CAPES, Gestão da Informação e do Conhecimento, Análise Importância-desempenhoAbstract
A avaliação, controle e gestão da pós-graduação no Brasil é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os programas que não possuem um plano estratégico formal desenvolvem suas ações baseadas no objetivo de cumprir com os requisitos do sistema de avaliação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desempenho de 40 dos programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da utilização da Análise Importância-Desempenho (AID) conforme proposta por Martilla e James (1977) e Sever (2014). O estudo tem caráter descritivo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisados um total de 1.124 itens das avaliações trienais 2010 e 2013 da CAPES, coletados de 80 fichas de avaliações de programas de pós-graduação, dos quais foram levantados o peso (importância) e a avaliação (desempenho) atribuída aos mesmos. O resultado da pesquisa é o diagnóstico geral da performance dos programas, identificando os itens cruciais relacionados com as forças e oportunidades de melhoria observados no resultado da avaliação dos programas de pós-graduação da UFRN.
Downloads
References
AZZOPARDI, Ernest; NASH, Robert. A critical evaluation of importance–performance analysis. Tourism Management, [S. L.], v. 35, p. 222-233, abr. 2013. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.tourman.2012.07.007. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0261517712001343?via%3Dihub. Acesso em: 8 ago. 2016.
CAPES. Regulamento para Avaliação Trienal 2013. 2013. Disponível em: http://www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br/home-page/regulamento-da-trienal. Acesso em: 18 ago. 2016.
CAPES. Avaliação da Pós-graduação, 2014. 2014. Disponível em: http://capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao . Acesso em: 8 ago. 2015.
CHEN, Kuan-Yu. Improving importance-performance analysis: the role of the zone of tolerance and competitor performance. the case of taiwan's hot spring hotels. Tourism Management, [S. L.], v. 40, p. 260-272, fev. 2014.
CHOO, Chu Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimentos e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.
CUNHA, Paulo Roberto; WALTER, Silvana Anita; WINTER, Roseli Pauli; FERNANDES, Francisco Carlos. Oportunidades de melhoria na disciplina de Contabilidade Introdutória com a utilização do modelo Kano e da matriz de importância versus desempenho. Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 31-52, 31 dez. 2013.
HOSSEINE, Seyed Yaghoub; BIDEH, Alireza Ziaie. A data mining approach for segmentation-based I mportance-performance analysis (SOM–BPNN–IPA): a new framework for developing customer retention strategies. Service Business, [S. L.], v. 8, 2014. p. 295-312.
KUENZER, Acácia Zeneida; MORAES, Maria Célia Marcondes de. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, dez. 2005.
MACCARI, Emerson Antonio. et al. A gestão dos programas de pós-Graduação em administração com base no sistema de avaliação da CAPES. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 4, p. 1-16, out./dez. 2009.
MARTILLA, Jhon A.; JAMES, Jhon C. Importance-performance analysis. Journal of Marketing, Chicago, v. 9, p. 77-79, jan. 1977.
MARTINS, Cibele Barsani et al. A influência do sistema de avaliação nos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiro. Gestão Universitária na América Latina, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 155-178, dez. 2012.
MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick (org.). Metodologia de pesquisa em engenharia de produção e gestão de operações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
MORETTI, Sérgio Luiz do Amaral; MOYSÉS FILHO, José Edson; PIMENTA, Renato Ferreira. Gestão e orientação para os clientes: um estudo em restaurantes por quilo utilizando o modelo de análise de importância e desempenho (ipa). Review Of Administration And Innovation - Rai, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 188-210, 24 abr. 2012..
MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Métodos para a pesquisa em ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2007.
PARK, Oun-Joung; LEHTO, Xinran Y.; HOUSTON, Carol R. Assessing Competitive Attributes of Service Quality in University Foodservice. Journal of Foodservice Business Research, [S. L.], v. 16, n. 3, p. 235-254, jul. 2013.
SEVER, Ivan. Importance-performance analysis: a valid management tool? Tourism Management, [S. L.], v. 48, p. 43-53, jun. 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0261517714002222?via%3Dihub. Acesso em: 5 ago. 2015.
SILVA, Márcio Ribeiro da; MEDEIROS, Josemar Xavier de; MARCELINO, Gileno Fernandes. Desempenho da produção familiar de tilápias no semi-árido potiguar. Revista de Economia e Sociologia Rural, Brasília, v. 45, n. 3, p. 729-748, set. 2007.
SLACK, Niguel. The importance-performance matrix as a determinant of improvement priority. International Journal of Operations & Production Management, [S. L.], v. 14, n. 5, 1994.
TONTINI, Gérson; PICOLO, Jaime Dagostin. Improvement gap analysis. Managing Service Quality: An International Journal, [S. L.], n. 20, p. 565-584, 2010.
TONTINI, Gérson; SANT'ANA, André José. Identificação de atributos críticos de satisfação em um serviço através da análise competitiva do gap de melhoria. Gestão & Produção, São Carlos, v. 14, n. 1, p. 43-54, abr. 2007.
VOGEL, M. J. M. Avaliação da pós-graduação brasileira: análise dos quesitos utilizados pela CAPES e das críticas da comunidade acadêmica. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
WALTER, Silvana Anita et al. Oportunidades de melhoria nos programas de mestrado acadêmico em contabilidade a partir da avaliação da CAPES: uma análise longitudinal. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 18, n. 3, p. 567-589, nov. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772013000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 5 ago. 2015.
WALTER, Silvana Anita; TONTINI, Gerson; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Análise da satisfação do aluno para melhoria de um curso de Administração. Revista de Administração FACES Journal, Belo Horizonte, v. 5, n. 2, p. 52-70, 2006.
WU, Hsin-Hung; SHIEH, Jiunn-I. Quantifying uncertainty in applying importance-performance analysis. Quality & Quantity, Bolonha, v. 44, p. 997–1003, maio 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.