A expansão da Universidade Federal do Amazonas
implicações a partir do financiamento em tempos de crise
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100003Resumen
Neste artigo, partimos da realidade material da expansão da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), em curso no interior do estado, para analisar: o financiamento; o objetivo quantitativo de acesso ao ensino superior, estimado pelo governo federal; as avaliações positivas do governo federal sobre o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação de Expansão das Universidades Federais (Reuni); e elementos inseridos no contexto da sociedade do capital em crise. Hipotetiza-se haver nexos determinantes entre o financiamento e a categorização de uma educação precarizada nos campi de expansão da UFAM, como um reflexo da conjuntura mundial de continuidade da crise do capital e as políticas de ajustes do Governo Temer para a educação superior.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.