Análise de dados do Enade e Enem

uma revisão sistemática da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1414-40772019000100006

Resumen

No Brasil, a entidade responsável por promover estudos, pesquisas e avaliações sobre o sistema educacional é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); com o intuito de analisar a Educação Básica, dentre outras avaliações, o Inep aplica o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); para avaliar a qualidade da educação superior, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A partir das análises dos dados produzidos pela aplicação desses exames, é possível observar o desempenho tanto do estudante quanto das instituições e, assim, calcular indicadores de qualidade que, dentro de um contexto, oportunizarão decisões de melhorias do processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), com o intuito de identificar os objetivos e tipos de análises que têm sido feitos usando os dados dos exames. A revisão mostrou que essas análises são limitadas, geralmente usando estatística descritiva, e focam, principalmente, em dados socioeconômicos e notas dos exames.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-05-08

Cómo citar

LIMA, Priscila da Silva Neves; AMBRÓSIO, Ana Paula Laboissière; FERREIRA, Deller James; BRANCHER, Jacques Duílio. Análise de dados do Enade e Enem: uma revisão sistemática da literatura. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 24, n. 1, 2019. DOI: 10.1590/s1414-40772019000100006. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3613. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos