Rankings acadêmicos internacionais nas mídias de duas universidades de pesquisa brasileiras
Palabras clave:
Rankings acadêmicos, Universidade, USP, UNICAMP, Mídias acadêmicasResumen
Os rankings acadêmicos internacionais, criação do século XXI, têm se tornado uma frequente fonte de referência acerca da qualidade da educação superior para o grande público, apesar de receberem críticas variadas quanto a sua legitimidade e confiabilidade. Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre os usos dos rankings em mídias impressas e eletrônicas de duas universidades brasileiras: a Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas. Através da análise das matérias, realizou-se uma caracterização das formas como os resultados dos rankings internacionais foram divulgados por estas universidades em suas mídias oficiais, de modo a buscar indícios de possíveis usos durante o período de 2013-2017. Verificou-se que eles são descritos, explicados e utilizados em diversas comparações. Embora os resultados obtidos pelas universidades nas classificações sejam comemorados, também há críticas e suas limitações são expostas, principalmente por acadêmicos ocupando cargos de gestão e por estudiosos da temática.
Descargas
Citas
ALTBACH, Philip. The past, present, and future of the research university. In: ALTBACH, P.; SALMI, J. (org.). The road to academic excellence: the making of world-class research universities. Washington: The World Bank, 2011. p. 11-32.
ALVES FILHO, Manuel. Unicamp lidera ranking QS Brics entre as universidades brasileiras. Portal da Unicamp, Campinas, 23 nov. 2017a. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/11/23/unicamp-lidera-ranking-qs-brics-entre-universidades-brasileiras. Acesso em: 15 jul. 2020.
ALVES FILHO, Manuel. Unicamp mantém posição no ranking global de universidades. Portal da Unicamp, Campinas, 5 set. 2017b. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/09/05/unicamp-mantem-posicao-no-ranking-global-de-universidades. Acesso em: 15 jul. 2020.
BARREYRO, Gladys Beatriz. O discurso da qualidade da educação superior e seu desdobramento em políticas globais, regionais e nacionais. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
BARREYRO, Gladys Beatriz. A avaliação da educação superior em escala global: da acreditação aos rankings e os resultados de aprendizagem. Avaliação, Campinas, v. 23, n. 1 p. 5-22, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/fJQqv3tn9HzJmqS8KRJTnYJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2020.
BARREYRO, G. B.; FERREIRA, F. B. Internacionalização: universidades de classe mundial e rankings acadêmicos. In: OLIVIERA, J. F.; LIMA, D.C.B.P (org.) Educação Superior e PNE (2014-2024): expansão e qualidade em questão. Brasília: ANPAE, 2019. p. 155-171.
BRITO, Carina. USP ocupa 10º lugar entre as melhores universidades do Brics. Jornal da USP, São Paulo, 20 jul. 2016a. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/usp-ocupa-10o-lugar-em-ranking-de-universidades-dos-brics/. Acesso em: 15 jul. 2020.
BRITO, Carina. USP conquista primeiro lugar entre universidades latino-americanas. Jornal da USP, São Paulo, 14 jun. 2016b. Disponível em:http://jornal.usp.br/universidade/usp-conquista-primeiro-lugar-entre-universidades-latino-americanas/. Acesso em: 15 jul. 2020.
CAIRES, Luisa. Indicadores de pesquisa em rankings podem encobrir distorções. Jornal da USP, São Paulo, 7 out. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/indicadores-de-pesquisa-em-rankings-podem-encobrir-distorcoes/. Acesso em: 15 jul. 2020.
CALDEIRA, Cinderella. USP se mantém entre as melhores universidades. Jornal da USP, São Paulo, 18 mar. 2014a. Disponível em:http://espabe.uspnet.usp.br/jorusp/?p=34829. Acesso em: 15 mar. 2021.
CALDEIRA, Cinderella. A universidade em alta nos rankings. Jornal da USP, 20 out. 2014b. Disponível em: https://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=37780. Acesso em: 15 jul. 2020.
CASTRO, Thiago. Pela 4ª vez, USP é a melhor no Ranking da Folha. Jornal da USP, São Paulo, 21 set. 2015. Disponível em: https://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=48034. Acesso em: 15 jul. 2020.
DALE, Roger. Globalisation, knowledge economy and comparative education. Comparative Education, London, v. 41, n. 2, p. 117-149, 2005.
DALE, Roger. Os diferentes papéis, propósitos e resultados dos modelos nacionais e regionais de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 867-890, 2009.
DIAS, Hérika. Não vamos tomar nenhuma medida para melhorar nos rankings. Jornal da USP, São Paulo, 26 out. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/nao-vamos-tomar-nenhuma-medida-para-melhorar-nos-rankings/. Acesso em: 15 jul. 2020.
ERKKILÄ, Tero. Global university rankings, transnational policy discourse and higher education in Europe. European Journal of Education, Paris, v. 49, n. 1, p. 91-101, 2014. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ejed.12063. Acesso em: 17 set. 2019.
HARVEY, Lee. Editorial. Rankings of higher education institutions: a critical review. Quality in Higher Education, Abingdon, v. 14, n. 3, p. 187-207, nov. 2008.
HAZELKORN, Ellen. Os rankings e a batalha por excelência de classe mundial: estratégias institucionais e escolhas de políticas. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas, n. 1, p. 43-64, 2010. Disponível em: http://www.gr.unicamp.br/ceav/revistaensinosuperior/ed01_maio2010/pdf/Ed01_marco2010_ranckings.pdf. Acesso em: 10 out. 2018.
HEBMULLER. Em quinto lugar no planeta. Jornal da USP, São Paulo, 18 nov. 2014. Disponível em: https://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=38377. Acesso em: 15 jul. 2020.
JORGE, José Tadeu. Crise e oportunidade. Portal da Unicamp, Campinas, 27 jul. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/07/27/crise-e-oportunidade. Acesso em: 15 jul. 2020.
LAUS, Sonia Pereira; MAGRO, Dalva. Os rankings acadêmicos internacionais: gênese e relevância. Repositório Institucional-UFSC, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/113139/2013212%20-%20Os%20rankings%20acad%c3%aamicos%20internacionais.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 nov. 2018.
LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz. Avaliação e internacionalização da educação superior: Quo vadis América Latina? Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 17, n. 3, p.763-785, nov. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v17n3/a09v17n3. Acesso em: 18 nov. 2018.
NAOE, Aline. Rankings oferecem retrato importante, mas incompleto da Universidade. Jornal da Usp, São Paulo, 18 nov. 2016a. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/rankings-oferecem-retrato-importante-mas-incompleto-da-universidade-2/. Acesso em: 15 jul. 2020.
NAOE, Aline. Excelência nos cursos de humanas atrai estrangeiros para a USP. Jornal da USP, São Paulo, 1 jun. 2016b. Disponível em:https://jornal.usp.br/universidade/excelencia-nos-cursos-de-humanas-atrai-estrangeiros-para-a-usp/. Acesso em: 15 jul. 2020.
ORSI, Carlos. Ranking destaca ensino e pesquisa. Portal da Unicamp, Campinas, 30 set. 2015. Disponível em:http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2015/09/30/ranking-destaca-ensino-e-pesquisa. Acesso em: 15 jul. 2020.
ORSI, Carlos. Pesquisa pioneira revela limitações e impactos de rankings universitários. Portal da Unicamp, Campinas, 13 mar. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/03/09/pesquisa-pioneira-revela-limitacoes-e-impactos-de-rankings-universitarios. Acesso em: 15 jul. 2020.
ORSI, Carlos. THE: Unicamp é 2ª melhor da AL. Jornal da Unicamp, Campinas, 7 jul. 2016. Disponível em:http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2016/07/07/unicamp-e-2a-melhor-da-al. Acesso em: 15 jul. 2020.
PILATTI, Luiz Alberto; CECHIN, Marizete Righi. Perfil das universidades brasileiras de e com potencial de classe mundial. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 23, n. 1, p.75-103, mar. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v23n1/1982-5765-aval-23-01-00075.pdf. Acesso em: 18 nov. 2018.
RANKING QS coloca universidades paulistas no TOP 10. Portal da Unicamp, Campinas, 18 out. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/10/19/ranking-qs-coloca-universidades-paulistas-no-top-10. Acesso em: 15 jul. 2020.
REITOR da USP ministra conferência em evento internacional na Colômbia. Jornal da USP, São Paulo, 11 jul. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/reitor-da-usp-ministra-conferencia-em-evento-internacional-na-colombia/. Acesso em: 15 jul. 2020.
ROBERTSON, Susan; DALE, Roger. Critical cultural political economy of the globalisation of education. Globalisation, Societies and Education, Bristol, v. 13, n. 1, p.149-170, 2015.
ROBERTSON, Susan; OLDS, K. World university rankings: on the new arts of governing (quality). Centre for globalisation, education and societies. Bristol: University of Bristol, UK., 2011. Disponível em: https://susanleerobertson.files.wordpress.com/2012/07/2012-robertson-olds-world-university-rankings.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018.
SALMI, Jamil. The challenge of establishing World Class Universities. Washington, DC: The World Bank, 2009. Disponível em: http://siteresources.worldbank.org/EDUCATION/Resources/278200-1099079877269/547664-1099079956815/547670-1237305262556/WCU.pdf. Acesso em: 28 out. 2018.
SANTOS, Poliana Pereira. Análise das matérias sobre rankings divulgadas nas mídias da USP e da Unicamp. TCC (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, 2018.
SANTOS, Solange Maria; NORONHA, Daisy Pires. O desempenho das universidades brasileiras em rankings internacionais. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 186-219, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/viewFile/56213/37992. Acesso em: 12 dez. 2018.
SILVA JÚNIOR, João dos R. The New Brazilian University. A busca por resultados comercializáveis: para quem? São Paulo: Canal 6 Editora, 2017.
STENSAKER, Bjørn; KEHM, Barbara M. Introduction. In: KEHM, Barbara M.; STENSAKER, Bjørn (ed.). University rankings, diversity, and the new landscape of higher education. Rotterdam: Sense Publishers, 2009. p. vii–xix.
THIENGO, Lara. Universidades de classe mundial e o consenso pela excelência: tendências globais e locais. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.
USP sobe 23 posições e alcança a melhor classificação no QS Ranking, Jornal da Usp, São Paulo, 5 set. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/usp-sobe-23-posicoes-e-alcanca-a-melhor-classificacao-no-qs-ranking/. Acesso em: 15 jul. 2020.
USP, Unesp e Unicamp reavaliam seus indicadores de desempenho institucional. Jornal da USP. São Paulo, 8 dez. 2017. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/usp-unesp-e-unicamp-reavaliam-seus-indicadores-de-desempenho-institucional/. Acesso em: 15 jul. 2020.
VILLEN, Gabriela. Unicamp sobe no ranking QS. Portal da Unicamp, Campinas, 8 jun. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/06/08/unicamp-sobe-no-ranking-qs. Acesso em: 15 jul. 2020.
YAMAMOTO, Érika. USP é a primeira latino-americana no THE World University Ranking. Jornal da USP, São Paulo, 5 set. 2017. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/usp-e-a-melhor-latino-americana-no-the-world-university-ranking/. Acesso em: 15 jul. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.