Rankings acadêmicos internacionais nas mídias de duas universidades de pesquisa brasileiras

Autores

Palavras-chave:

Rankings acadêmicos, Universidade, USP, UNICAMP, Mídias acadêmicas

Resumo

Os rankings acadêmicos internacionais, criação do século XXI, têm se tornado uma frequente fonte de referência acerca da qualidade da educação superior para o grande público, apesar de receberem críticas variadas quanto a sua legitimidade e confiabilidade. Este texto apresenta os resultados de um estudo sobre os usos dos rankings em mídias impressas e eletrônicas de duas universidades brasileiras: a Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas. Através da análise das matérias, realizou-se uma caracterização das formas como os resultados dos rankings internacionais foram divulgados por estas universidades em suas mídias oficiais, de modo a buscar indícios de possíveis usos durante o período de 2013-2017. Verificou-se que eles são descritos, explicados e utilizados em diversas comparações. Embora os resultados obtidos pelas universidades nas classificações sejam comemorados, também há críticas e suas limitações são expostas, principalmente por acadêmicos ocupando cargos de gestão e por estudiosos da temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTBACH, Philip. The past, present, and future of the research university. In: ALTBACH, P.; SALMI, J. (org.). The road to academic excellence: the making of world-class research universities. Washington: The World Bank, 2011. p. 11-32.

ALVES FILHO, Manuel. Unicamp lidera ranking QS Brics entre as universidades brasileiras. Portal da Unicamp, Campinas, 23 nov. 2017a. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/11/23/unicamp-lidera-ranking-qs-brics-entre-universidades-brasileiras. Acesso em: 15 jul. 2020.

ALVES FILHO, Manuel. Unicamp mantém posição no ranking global de universidades. Portal da Unicamp, Campinas, 5 set. 2017b. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/09/05/unicamp-mantem-posicao-no-ranking-global-de-universidades. Acesso em: 15 jul. 2020.

BARREYRO, Gladys Beatriz. O discurso da qualidade da educação superior e seu desdobramento em políticas globais, regionais e nacionais. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

BARREYRO, Gladys Beatriz. A avaliação da educação superior em escala global: da acreditação aos rankings e os resultados de aprendizagem. Avaliação, Campinas, v. 23, n. 1 p. 5-22, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/fJQqv3tn9HzJmqS8KRJTnYJ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2020.

BARREYRO, G. B.; FERREIRA, F. B. Internacionalização: universidades de classe mundial e rankings acadêmicos. In: OLIVIERA, J. F.; LIMA, D.C.B.P (org.) Educação Superior e PNE (2014-2024): expansão e qualidade em questão. Brasília: ANPAE, 2019. p. 155-171.

BRITO, Carina. USP ocupa 10º lugar entre as melhores universidades do Brics. Jornal da USP, São Paulo, 20 jul. 2016a. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/usp-ocupa-10o-lugar-em-ranking-de-universidades-dos-brics/. Acesso em: 15 jul. 2020.

BRITO, Carina. USP conquista primeiro lugar entre universidades latino-americanas. Jornal da USP, São Paulo, 14 jun. 2016b. Disponível em:http://jornal.usp.br/universidade/usp-conquista-primeiro-lugar-entre-universidades-latino-americanas/. Acesso em: 15 jul. 2020.

CAIRES, Luisa. Indicadores de pesquisa em rankings podem encobrir distorções. Jornal da USP, São Paulo, 7 out. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/indicadores-de-pesquisa-em-rankings-podem-encobrir-distorcoes/. Acesso em: 15 jul. 2020.

CALDEIRA, Cinderella. USP se mantém entre as melhores universidades. Jornal da USP, São Paulo, 18 mar. 2014a. Disponível em:http://espabe.uspnet.usp.br/jorusp/?p=34829. Acesso em: 15 mar. 2021.

CALDEIRA, Cinderella. A universidade em alta nos rankings. Jornal da USP, 20 out. 2014b. Disponível em: https://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=37780. Acesso em: 15 jul. 2020.

CASTRO, Thiago. Pela 4ª vez, USP é a melhor no Ranking da Folha. Jornal da USP, São Paulo, 21 set. 2015. Disponível em: https://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=48034. Acesso em: 15 jul. 2020.

DALE, Roger. Globalisation, knowledge economy and comparative education. Comparative Education, London, v. 41, n. 2, p. 117-149, 2005.

DALE, Roger. Os diferentes papéis, propósitos e resultados dos modelos nacionais e regionais de educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 867-890, 2009.

DIAS, Hérika. Não vamos tomar nenhuma medida para melhorar nos rankings. Jornal da USP, São Paulo, 26 out. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/nao-vamos-tomar-nenhuma-medida-para-melhorar-nos-rankings/. Acesso em: 15 jul. 2020.

ERKKILÄ, Tero. Global university rankings, transnational policy discourse and higher education in Europe. European Journal of Education, Paris, v. 49, n. 1, p. 91-101, 2014. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ejed.12063. Acesso em: 17 set. 2019.

HARVEY, Lee. Editorial. Rankings of higher education institutions: a critical review. Quality in Higher Education, Abingdon, v. 14, n. 3, p. 187-207, nov. 2008.

HAZELKORN, Ellen. Os rankings e a batalha por excelência de classe mundial: estratégias institucionais e escolhas de políticas. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas, n. 1, p. 43-64, 2010. Disponível em: http://www.gr.unicamp.br/ceav/revistaensinosuperior/ed01_maio2010/pdf/Ed01_marco2010_ranckings.pdf. Acesso em: 10 out. 2018.

HEBMULLER. Em quinto lugar no planeta. Jornal da USP, São Paulo, 18 nov. 2014. Disponível em: https://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=38377. Acesso em: 15 jul. 2020.

JORGE, José Tadeu. Crise e oportunidade. Portal da Unicamp, Campinas, 27 jul. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/07/27/crise-e-oportunidade. Acesso em: 15 jul. 2020.

LAUS, Sonia Pereira; MAGRO, Dalva. Os rankings acadêmicos internacionais: gênese e relevância. Repositório Institucional-UFSC, Florianópolis, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/113139/2013212%20-%20Os%20rankings%20acad%c3%aamicos%20internacionais.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 nov. 2018.

LEITE, Denise; GENRO, Maria Elly Herz. Avaliação e internacionalização da educação superior: Quo vadis América Latina? Avaliação, Campinas, Sorocaba, v. 17, n. 3, p.763-785, nov. 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v17n3/a09v17n3. Acesso em: 18 nov. 2018.

NAOE, Aline. Rankings oferecem retrato importante, mas incompleto da Universidade. Jornal da Usp, São Paulo, 18 nov. 2016a. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/rankings-oferecem-retrato-importante-mas-incompleto-da-universidade-2/. Acesso em: 15 jul. 2020.

NAOE, Aline. Excelência nos cursos de humanas atrai estrangeiros para a USP. Jornal da USP, São Paulo, 1 jun. 2016b. Disponível em:https://jornal.usp.br/universidade/excelencia-nos-cursos-de-humanas-atrai-estrangeiros-para-a-usp/. Acesso em: 15 jul. 2020.

ORSI, Carlos. Ranking destaca ensino e pesquisa. Portal da Unicamp, Campinas, 30 set. 2015. Disponível em:http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2015/09/30/ranking-destaca-ensino-e-pesquisa. Acesso em: 15 jul. 2020.

ORSI, Carlos. Pesquisa pioneira revela limitações e impactos de rankings universitários. Portal da Unicamp, Campinas, 13 mar. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/ju/noticias/2017/03/09/pesquisa-pioneira-revela-limitacoes-e-impactos-de-rankings-universitarios. Acesso em: 15 jul. 2020.

ORSI, Carlos. THE: Unicamp é 2ª melhor da AL. Jornal da Unicamp, Campinas, 7 jul. 2016. Disponível em:http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2016/07/07/unicamp-e-2a-melhor-da-al. Acesso em: 15 jul. 2020.

PILATTI, Luiz Alberto; CECHIN, Marizete Righi. Perfil das universidades brasileiras de e com potencial de classe mundial. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 23, n. 1, p.75-103, mar. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/aval/v23n1/1982-5765-aval-23-01-00075.pdf. Acesso em: 18 nov. 2018.

RANKING QS coloca universidades paulistas no TOP 10. Portal da Unicamp, Campinas, 18 out. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/10/19/ranking-qs-coloca-universidades-paulistas-no-top-10. Acesso em: 15 jul. 2020.

REITOR da USP ministra conferência em evento internacional na Colômbia. Jornal da USP, São Paulo, 11 jul. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/reitor-da-usp-ministra-conferencia-em-evento-internacional-na-colombia/. Acesso em: 15 jul. 2020.

ROBERTSON, Susan; DALE, Roger. Critical cultural political economy of the globalisation of education. Globalisation, Societies and Education, Bristol, v. 13, n. 1, p.149-170, 2015.

ROBERTSON, Susan; OLDS, K. World university rankings: on the new arts of governing (quality). Centre for globalisation, education and societies. Bristol: University of Bristol, UK., 2011. Disponível em: https://susanleerobertson.files.wordpress.com/2012/07/2012-robertson-olds-world-university-rankings.pdf. Acesso em: 23 jan. 2018.

SALMI, Jamil. The challenge of establishing World Class Universities. Washington, DC: The World Bank, 2009. Disponível em: http://siteresources.worldbank.org/EDUCATION/Resources/278200-1099079877269/547664-1099079956815/547670-1237305262556/WCU.pdf. Acesso em: 28 out. 2018.

SANTOS, Poliana Pereira. Análise das matérias sobre rankings divulgadas nas mídias da USP e da Unicamp. TCC (Licenciatura em Ciências da Natureza) - Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, 2018.

SANTOS, Solange Maria; NORONHA, Daisy Pires. O desempenho das universidades brasileiras em rankings internacionais. Em Questão, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 186-219, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/viewFile/56213/37992. Acesso em: 12 dez. 2018.

SILVA JÚNIOR, João dos R. The New Brazilian University. A busca por resultados comercializáveis: para quem? São Paulo: Canal 6 Editora, 2017.

STENSAKER, Bjørn; KEHM, Barbara M. Introduction. In: KEHM, Barbara M.; STENSAKER, Bjørn (ed.). University rankings, diversity, and the new landscape of higher education. Rotterdam: Sense Publishers, 2009. p. vii–xix.

THIENGO, Lara. Universidades de classe mundial e o consenso pela excelência: tendências globais e locais. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

USP sobe 23 posições e alcança a melhor classificação no QS Ranking, Jornal da Usp, São Paulo, 5 set. 2016. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/usp-sobe-23-posicoes-e-alcanca-a-melhor-classificacao-no-qs-ranking/. Acesso em: 15 jul. 2020.

USP, Unesp e Unicamp reavaliam seus indicadores de desempenho institucional. Jornal da USP. São Paulo, 8 dez. 2017. Disponível em: http://jornal.usp.br/universidade/usp-unesp-e-unicamp-reavaliam-seus-indicadores-de-desempenho-institucional/. Acesso em: 15 jul. 2020.

VILLEN, Gabriela. Unicamp sobe no ranking QS. Portal da Unicamp, Campinas, 8 jun. 2017. Disponível em: https://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2017/06/08/unicamp-sobe-no-ranking-qs. Acesso em: 15 jul. 2020.

YAMAMOTO, Érika. USP é a primeira latino-americana no THE World University Ranking. Jornal da USP, São Paulo, 5 set. 2017. Disponível em: https://jornal.usp.br/institucional/usp-e-a-melhor-latino-americana-no-the-world-university-ranking/. Acesso em: 15 jul. 2020.

Downloads

Publicado

13-12-2021

Como Citar

BARREYRO, Gladys Beatriz; SANTOS, Poliana Pereira dos; FERREIRA, Flávio Batista. Rankings acadêmicos internacionais nas mídias de duas universidades de pesquisa brasileiras. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 26, n. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4821. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos