NEWTON BALZAN

Fazer doutorado não é para qualquer um

Autores/as

Palabras clave:

Newton Cezar Balzan, doutorado em educação, avaliação institucional, educação superior

Resumen

Formação de professores, qualidade do ensino, avalição e autoavaliação institucional, sempre foram estudadas em profundidade pelo professor Newton César Balzan. Persona que soube combinar seu marcante papel na docência e atividades de gestão com proeminente participação na história de duas grandes universidades no Estado de São Paulo, tem na educação, reconhecidamente, seu trabalho de pesquisador e divulgador científico dessa área do conhecimento. Com o objetivo de abordar o processo de formação de pesquisadores em nível de doutorado na visão do professor Newton Cesar Balzan, retomamos elementos marcantes de sua trajetória por meio de lembranças, cartas, mensagens, e-mails trocados entre o homenageado e os autores, assim como, transcrição de sua fala no projeto Vivências realizado em 2016, no âmbito da disciplina obrigatória “A produção do conhecimento no campo das Ciências da Educação” do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. No intuito de manter viva a voz do professor Balzan, este texto contém também aspectos pessoais com forte vínculo emocional, devido a influência exercida pelo homenageado nos autores deste.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BALZAN, Newton Cesar. Conversa com professores do fundamental à pós-graduação. São Paulo: Cortez, 2015.

BALZAN, Newton Cesar; WANDERCIL, Marco. Formando médicos: a qualidade em questão. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 24, n. 3, p. 744-765, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/hVdg7JfySM8XWSBSBsJ338g/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 set. 2021.

BALZAN, Newton Cesar. E-mail enviado a Marco Wandercil [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por em: 08 maio 2019

BALZAN, Newton Cesar. Newton Cesar Balzan. Plataforma Lattes, 2011. Disponível em: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do. Acesso em: 20 set. 2021.

CALDERÓN, Adolfo-Ignacio; DA COSTA, Rafael Fernando; WANDERCIL, Marco. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Goiania, v. 37, n. 2, p. 1112-1124, ago. 2021.

CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Sucupira: coleta de dados, docentes de pós-graduação stricto sensu no Brasil 2013 a 2016. Brasília: Metadados da Capes, 2021. Disponível em: https://metadados.capes.gov.br/index.php/catalog/118/variable/V102?print=1 Acesso em: 20 ago. 2021.

SERAFIM, Milena Pavan. Como será o cenário da Educação Superior em 2030? Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 24, n. 3, p. 569-572, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/G4vzBMLPWMBkpKYCW6XYyjy/?lang=pt. Acesso em: 20 set. 2021.

WANDERCIL, Marco; BALZAN, Newton César. Universidade corporativa: (pré-)tendência do ensino Superior ou ameaça? Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 12, n. 2, p. 233-256, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-40772007000200004. Acesso em: 20 set. 2021.

Publicado

2022-04-07

Cómo citar

CALDERÓN, Adolfo-Ignacio; WANDERCIL, Marco; COSTA, Rafael Fernando da; MENEGHEL, Stela Maria. NEWTON BALZAN: Fazer doutorado não é para qualquer um. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4930. Acesso em: 19 oct. 2024.

Número

Sección

Relato