Expansão e qualidade da educação superior
um balanço das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024
Palabras clave:
educação superior, plano nacional de educação, expansão da educação superiorResumen
Este texto analisa a evolução das metas 12, 13 e 14 do Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024 que
tratam da educação superior (graduação e pós-graduação). Esta investigação corresponde ao período de
2012 a 2018 e possui como referência dados produzidos no âmbito da pesquisa “Expansão e qualidade
da educação superior no contexto do PNE 2014-2024: Tensões, limites e perspectivas”, com base no
Censo da Educação Superior do Inep, Pnad/IBGE e PnadC 2016 e 2018. Os resultados indicam que as
metas 13 e 14, voltadas à pós-graduação, estão parcialmente cumpridas, enquanto a meta 12, embora
registre crescimento, está longe de ser alcançada, sobretudo em termos das taxas líquida e bruta de
matrículas, assim como no tocante à expansão das matrículas no segmento público. Destaca-se ainda
que a crise econômico-política e, especialmente, as políticas econômicas de austeridade que estão
impactando negativamente a manutenção e expansão da pós-graduação, assim como pesquisa básica e
tecnológica, podem agravar o cumprimento dessas metas
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