Pós-graduações brasileiras em engenharia e a formação pedagógica docente

um estudo dos dados na Plataforma Sucupira

Autores

Palavras-chave:

formação docente, pós-graduação, engenharia, plataforma Sucupira

Resumo

Este trabalho, de cunho quantitativo, objetivou avaliar o espaço que programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros das áreas de engenharias dão à formação docente, que é um de seus objetivos, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e com a Lei 9.394/96 das Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Tendo como base a análise da avaliação da pós-graduação entre 2013 e 2016, coletou-se mais de 1.600.000 dados extraídos da Plataforma Sucupira para identificar e quantificar a presença de termos chave da área de educação nos títulos de Disciplinas, Produções e Trabalhos Finais na área de engenharia. Observou-se que 0,39% das disciplinas, 0,8% da produção intelectual, 0,93% dos trabalhos finais e 0,54% da produção intelectual relevante dialogam de fato com a área pedagógica, concluindo que há uma desvalorização da formação docente nos programas analisados, reforçando estudos qualitativos prévios.

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Publicado

07-04-2022

Como Citar

SGARBI, Victor Souza; SANTOS, Cleber Nauber dos; NASCIMENTO, Márcio Luis Ferreira; LUIS, Suzana Maria Barrios; SGARBI, Elaine dos Santos; ALVES, Carlos Henrique Almeida. Pós-graduações brasileiras em engenharia e a formação pedagógica docente: um estudo dos dados na Plataforma Sucupira. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/4925. Acesso em: 28 mar. 2024.

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