AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

Autores

  • Luciana Londero Brandli
  • Marcos Antonio Leite Frandoloso
  • Kéllen Tolotti Fraga
  • Letícia Canal Vieira
  • Luis Adriel Pereira

Resumo

As Instituições de Ensino Superior (IES) são cada vez mais responsáveis por disseminar mudanças em prol da sustentabilidade seja por meio do ensino, pesquisa, extensão ou sua forma de operação, e a necessidade de avaliar a efetividade destas mudanças se faz necessária, para que estas IES sirvam de modelo e inspirem outras instituições. O AISHE é um instrumento desenvolvido especificamente para avaliar a sustentabilidade ambiental nas IES e é por meio desse tipo de metodologia, baseada em indicadores, que se pode afirmar se as práticas adotadas estão sendo efetivas. Este artigo apresenta a aplicação desta ferramenta na Universidade de Passo de Fundo. A pesquisa seguiu as etapas: adaptação do método, aplicação da ferramenta para coordenadores, estudantes e professores, construção de gráficos, cálculo de medianas e analise dos resultados. Os resultados mostraram significantes diferenças entre os cursos, demonstrando falta de visão estratégica e de gestão da universidade. No entanto, existem critérios que poderiam ter sido avaliados mais positivamente para todos, se houvesse um planejamento da universidade que definisse nos cursos meios para aprimorarem a sua sustentabilidade ambiental. Dessa forma a existência de uma política e gestão ambiental adequada se faz necessária para que a sustentabilidade seja inserida de forma eficaz no ensino da instituição.

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Como Citar

BRANDLI, Luciana Londero; FRANDOLOSO, Marcos Antonio Leite; FRAGA, Kéllen Tolotti; VIEIRA, Letícia Canal; PEREIRA, Luis Adriel. AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO ENSINO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 2, 2012. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/763. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos