Análise Crítica da Narrativa aplicada ao radiojornalismo: uma proposta de adaptação metodológica
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2017v5n9p96-111Resumo
Este artigo propõe uma aproximação teórica entre a definição prática de narrativa radiofônica e a perspectiva teórico e metodológica que interpreta o jornalismo como narrativa, articulando preceitos da Hermenêutica e da Pragmática. O objetivo é traçar apontamentos que conduzam a uma nova abordagem para os estudos de rádio, ao considerar a narrativa não somente como gênero ou formato textual, mas como um processo de ordenamento e atribuição de sentidos às experiências humanas. O texto toma como referência a Análise Crítica da Narrativa, proposta por Motta (2013), e sua divisão metodológica da narrativa em três planos: o plano da expressão, da estória e da metanarrativa. A partir destas instâncias analíticas, o artigo discute as características que diferenciam as narrativas radiofônicas das narrativas configuradas nos meios impressos, indicando potencialidades e especificidades para a aplicação metodológica da Análise da Narrativa em estudos de rádio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.