Esta é uma versão desatualizada publicada em 29-12-2020. Leia a versão mais recente.

Literacia mediática e publicidade

proposta de uma metodologia para análise de conteúdos publicitários audiovisuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p192-220

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma aproximação dos conceitos de media literacy com análises de audiovisuais e suas narrativas publicitárias. A publicidade sempre recorreu a diferentes mídias para divulgar/difundir os seus conteúdos, por isso acreditamos que é muito importante perceber as alterações nas relações entre consumidores e produtores de conteúdos na era das mídias digitais. Dentre as linguagens das quais a publicidade se utiliza, destacamos a cinematográfica/audiovisual que é, por natureza, a arte de contar histórias (storytelling). Para tanto, apresentamos a análise de um audiovisual da marca Dove, usando as ferramentas teóricas propostas por nós neste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Martins, UTP/UNIPAR

Doutorando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professor adjunto na Universidade Paranaense. Integrante do Grupo de Pesquisa CIC - Comunicação, Imagem e Contemporaneidade - e pesquisador visitante no CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação -, de Portugal.

Mirian Nogueira Tavares , Universidade do Algarve

Professora Associada da Universidade do Algarve. Coordenadora do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação - http://www.ciac.pt ) e Diretora do Doutoramento em Media-Artes Digitais da Universidade do Algarve e Universidade Aberta.

Referências

AMBEV. Cervejas. Disponível em: https://www.ambev.com.br/marcas/cervejas.

Acesso em: 10 fev. 2020.

AMERICANO, Letícia Barbosa Torres. A construção colaborativa da comunicação das marcas nas redes sociais: engajamento, interação e literacia dos media. 2019. 507 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas e Sociais) – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Faro, 2019.

BARTHES, Roland. Retórica da imagem. In: BARTHES, Roland. O óbvio e o obscuro. Lisboa: Edições 70, 1984.

BENGTSSON, Anders; FIRAT, Fuat. Brand Literacy: Consumers’ Sense-Making of Brand Management. In: PECHMANN, C.; PRICE, L. Advances in Consumer Research. Duluth: Association for Consumer Research, 2006. p. 375-380.

BEVORT, Evelyne; BELLONI, Maria Luiza. Mídia-educação: conceitos, história e perspectivas. Educ. Soc., Campinas, v. 30, n. 109, p. 1081-1102, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302009000400008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 set. 2020.

BRUNER, Jerome. The narrative construction of reality. Critical Inquiry, v. 18, n. 1, p. 1-21, 1991.

CARRASCOZA, João Anzanello. Estratégias Criativas da Publicidade: Consumo e Narrativa Publicitária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2014.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. In: CARDOSO, Gustavo et al. A sociedade em rede em Portugal. Porto: Campo das Letras, 2005. p. 19-29.

CELOT, Paolo; TORNERO, José Manuel Pérez. Study on Assessment Criteria for Media Literacy Level. [final report]. Brussels: edit by EAVI for the European Commission, 2009.

GAINES, Elliot. Media Literacy and Semiotics. New York: Palgrave Macmillan, 2010.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Education, 2018.

LOPES, Paula Cristina. Literacia(s) e literacia mediática. Lisboa: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, e-Working Papers, 2011.

MARTINS, Thiago Garcia. A Publicidade Compartilhável Explicada. Curitiba: Appris, 2018.

McCLURE, Samuel M. [et al.]. Neural Correlates of Behavioral Preference for Culturally Familiar Drinks. Neuron, [S.I.], v. 44, n. 2, p. 379-387, out. 2004.

MOWAT, Jon. Video marketing: como usar o domínio do vídeo nos canais digitais para turbinar o marketing de produtos, marcas e negócios. Belo Horizonte: Autêntica Business, 2018.

PAVARINO, Rosana Nantes. Publicidade e propaganda: emergência e atualidade. Comunicologia, Brasília, v. 6, n. 2, p. 201-220, jul./dez. 2013.

PEIRCE, Charles Sanders. The Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Vol. I-VIII. HARTSHORNE, Charles; WEISS, Paul; BURKS, Arthur (Eds.). Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1931-58. [Referenciado como CP, seguido do número do volume, ponto e número do parágrafo].

PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

RITSON, Mark; ELLIOT, Richard. Advertising Literacy and the Social Signification of Cultural Meaning. Flemming Hansen, Provo, UT: Association for Consumer Research, 1995.

SCOLARI, Carlos Alberto. Narrativas transmídias: consumidores implícitos, mundos narrativos e branding na produção da mídia contemporânea. Parágrafo, São Paulo, v. 3, n. 1, p.7-19, jan. 2015.

SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2010.

SHIP, Black. Real Beauty Beats. 2016. Disponível em: www.blackship.cc/Real-Beauty-Beats. Acesso em: 20 out. 2019.

TAVARES, Mirian Nogueira. Cinema digital: novos suportes, mesmas histórias. ARS, São Paulo, v. 6, n. 12, p. 37-45, dez. 2008.

TAVARES, Mirian Nogueira. Understanding Cinema: the Avant-gardes and the Construction of Film Discourse. Comunicar, [S.I.], v. 18, n. 35, p. 43-51, out. 2010.

UNESCO. Unifying Notions of Media and Information Literacy, 2020. Disponível em: http://unesco.mil-for-teachers.unaoc.org/foreword/unifying-notions-of-media-and-information-literacy. Acesso em: 20 jan. 2020.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Versões

Como Citar

MARTINS, Thiago; NOGUEIRA TAVARES , Mirian. Literacia mediática e publicidade: proposta de uma metodologia para análise de conteúdos publicitários audiovisuais. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 8, n. 19, p. 192–220, 2020. DOI: 10.22484/2318-5694.2020v8n19p192-220. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4094. Acesso em: 21 dez. 2024.