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Literacia mediática e publicidade

proposta de uma metodologia para análise de conteúdos publicitários audiovisuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p192-220

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar uma aproximação dos conceitos de media literacy com análises de audiovisuais e suas narrativas publicitárias. A publicidade sempre recorreu a diferentes mídias para divulgar/difundir os seus conteúdos, por isso acreditamos que é muito importante perceber as alterações nas relações entre consumidores e produtores de conteúdos na era das mídias digitais. Dentre as linguagens das quais a publicidade se utiliza, destacamos a cinematográfica/audiovisual que é, por natureza, a arte de contar histórias (storytelling). Para tanto, apresentamos a análise de um audiovisual da marca Dove, usando as ferramentas teóricas propostas por nós neste estudo.

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Biografia do Autor

Thiago Martins, UTP/UNIPAR

Doutorando em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professor adjunto na Universidade Paranaense. Integrante do Grupo de Pesquisa CIC - Comunicação, Imagem e Contemporaneidade - e pesquisador visitante no CIAC - Centro de Investigação em Artes e Comunicação -, de Portugal.

Mirian Nogueira Tavares , Universidade do Algarve

Professora Associada da Universidade do Algarve. Coordenadora do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação - http://www.ciac.pt ) e Diretora do Doutoramento em Media-Artes Digitais da Universidade do Algarve e Universidade Aberta.

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Publicado

29-12-2020

Versões

Como Citar

MARTINS, Thiago; NOGUEIRA TAVARES , Mirian. Literacia mediática e publicidade: proposta de uma metodologia para análise de conteúdos publicitários audiovisuais. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 8, n. 19, p. 192–220, 2020. DOI: 10.22484/2318-5694.2020v8n19p192-220. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4094. Acesso em: 5 nov. 2024.