O Olho Selvagem

Vilém Flusser e sua “Teoria” do Cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p113-130

Resumo

Os textos e reflexões esporádicos de Vilém Flusser sobre o cinema nos permitem ao menos esboçar os princípios gerais de uma teoria, fundada na ideia do papel social desse meio como elemento de intervenção e transformação da cultura. A hipótese central do artigo é que as ideias do pensador checo convergem na noção do cinema como instrumento de preparação para a vida em uma sociedade pós-histórica. Suas proposições sobre o tema se aproximam tanto da noção de um cinema expandido como de conceitos desenvolvidos no campo do pós-humanismo, das filosofias da diferença e de proposições cosmopolíticas. Mais que isso, pretende-se sugerir que certas práticas textuais do autor também operam a partir de mecanismos essencialmente cinematográficos.

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Biografia do Autor

Erick Felinto , Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor e Pesquisador do CNPq, com estágio de Pós-Doutoramento Sênior (CAPES) na Universität der Künste Berlin (UdK) sobre Teorias da Mídia (2010-2011). Mestrado em Comunicação pela UFRJ e Especialização pela University of California, Los Angeles, USA. Professor Titular e Coordenador do PPGCom-UERJ, atuando principalmente nos temas de Estudos de Cinema, Cibercultura, Epistemologia da Comunicação, Imaginário e Teoria Literária.

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Publicado

29-12-2020

Como Citar

FELINTO , Erick. O Olho Selvagem: Vilém Flusser e sua “Teoria” do Cinema. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 8, n. 19, p. 113–130, 2020. DOI: 10.22484/2318-5694.2020v8n19p113-130. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4159. Acesso em: 4 nov. 2024.