Redes, conexões e recepção

o ambiente digital e o flâneur tecnológico/digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n21p150-167

Resumo

O surgimento e avanço dos sites de redes sociais e o desenvolvimento de tecnologias móveis trouxeram modificações na maneira como os indivíduos interagem com os espaços à sua volta. Nas perambulações pelos perfis e outros espaços digitais, os usuários entram em contato com diversas simbologias, signos e objetos, inaugurando um comportamento que chamamos aqui de flânerie tecnológica/digital. Neste artigo, por meio de uma análise em conjunto a autores como Benjamin, Castells e Di Felice, expomos um panorama sobre como os avanços tecnológicos modificaram os conceitos de cultura e consumo simbólico, apresentando o desenvolvimento do conceito de flânerie mediada pelos aparatos e espaços digitais, bem como sua importância para os estudos de recepção na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Marcia Perencin Tondato, ESPM

Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004), Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Graduada em Publicidade (1992) pela UMESP. Estágio de pós-doutoramento na Universidade de Brasília (2015). Docente titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP. Linha de Pesquisa: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo. Principais interesses de estudo: comunicação-consumo, processos de recepção e atribuição de sentidos, identidade, ficção seriada. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq - Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais ? CICO. Publicações recentes: A telenovela nas relações de Comunicação e Consumo - diálogos Brasil e Portugal (org.), Paco Editorial; A televisão em busca da interatividade: uma análise dos gêneros não ficcionais. Brasília: Casa das Musas. Artigos em diversos periódicos e coletâneas acadêmicas: Lumina; Logos; Comunicação Midiática; Revista Comunicación (Málaga-Sevilla); Comunicação&Educação; ECO-Pós (RJ); FAMECOS (RS); Anuário Lusocom (Portugal); Revista RIEC (Univ. Aut. de Barcelona e ESPM); Comunicação & Inovação (USCS); Communicare (FaCasper); Mídia, poder e cidadania (UFG); Coleção Comunicação e Consumo ? PPGCom-ESPM (Sulina).

Pietro Giuliboni Nemr Coelho, ESPM

Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2021 - em andamento). Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (2016) e graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela ESPM (2012). Linha de Pesquisa: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo. Principais interesses de estudo: comunicação-consumo, processos de recepção e atribuição de sentidos, identidade, ambiente digital. Membro do grupo de pesquisa CNPq - Comunicação, Consumo e Identidades Socioculturais (CICO)

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Publicado

24-08-2021

Como Citar

PERENCIN TONDATO, Marcia; GIULIBONI NEMR COELHO, Pietro. Redes, conexões e recepção: o ambiente digital e o flâneur tecnológico/digital. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 9, n. 21, p. 150–167, 2021. DOI: 10.22484/2318-5694.2021v9n21p150-167. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4645. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS