Economia política do jornalismo no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id4826

Palavras-chave:

economia política da comunicação, estudos de jornalismo, indústria cultural

Resumo

Partindo do universo da economia política da comunicação, esta investigação focaliza as contribuições para a pesquisa em jornalismo no Brasil. São analisadas as teses daqueles pesquisadores que buscaram explicar o modo de produção, distribuição e consumo das notícias a partir das relações de poder na sociedade capitalista. Nas páginas que seguem, são identificadas e discutidas as principais tendências e questões vistas nos estudos de jornalismo sobre o assunto no país. Nesse sentido, trata-se de proposta de revisão e ajuizamento da literatura especializada nacional. Entre as conclusões, está a constatação de que a área tem se desenvolvido a partir de vertente crítica, notadamente neomarxista, embora com distanciamento da abordagem frankfurtiana que lhe marcou na década de 1970.

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Biografia do Autor

Otávio Daros, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Membro do Laboratório de História da Comunicação e Mudança da Mídia da Universidade de Bremen.

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Publicado

22-09-2022

Como Citar

DAROS, Otávio. Economia política do jornalismo no Brasil. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 10, n. 23, p. e022004, 2022. DOI: 10.22484/2318-5694.2022v10id4826. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/4826. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS