Economia política do jornalismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id4826Palavras-chave:
economia política da comunicação, estudos de jornalismo, indústria culturalResumo
Partindo do universo da economia política da comunicação, esta investigação focaliza as contribuições para a pesquisa em jornalismo no Brasil. São analisadas as teses daqueles pesquisadores que buscaram explicar o modo de produção, distribuição e consumo das notícias a partir das relações de poder na sociedade capitalista. Nas páginas que seguem, são identificadas e discutidas as principais tendências e questões vistas nos estudos de jornalismo sobre o assunto no país. Nesse sentido, trata-se de proposta de revisão e ajuizamento da literatura especializada nacional. Entre as conclusões, está a constatação de que a área tem se desenvolvido a partir de vertente crítica, notadamente neomarxista, embora com distanciamento da abordagem frankfurtiana que lhe marcou na década de 1970.
Downloads
Referências
AGUIAR, Pedro. Agências de notícias do Sul Global: jornalismo, Estado e circulação da informação nas periferias do sistema-mundo. 2018. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
ANDRADE, Samária Araújo. Jornalismo em mutação. Teresina: EDUFPI, 2015.
ARRUDA, Maria Arminda. A embalagem do sistema: a publicidade no capitalismo brasileiro. São Paulo: Duas cidades, 1985.
BOLAÑO, César. Mercado brasileiro de televisão. Aracaju: Universidade Federal de Sergipe, 1988.
BRITTOS, Valério Cruz. Recepção e TV a cabo: a força da cultura local. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2000.
CAPPARELLI, Sérgio. Comunicação de massa sem massa. São Paulo: Summus, 1980.
CAPPARELLI, Sérgio. Televisão e capitalismo no Brasil. Porto Alegre: L&PM, 1982.
CHAGAS, Viktor. Extra! Extra!: os jornaleiros e as bancas de jornais como espaço de disputas pelo controle da distribuição da imprensa e da economia política dos meios. 2013. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) – Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2013.
CRUZ, Dulce Marcia. Televisão e negócio: a RBS em Santa Catarina. Florianópolis / Blumenau: Editora da UFSC/Editora da FURB, 1996.
DOURADO, Jacqueline Lima. Rede Globo: mercado ou cidadania? Teresina: EDUFPI, 2010.
FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20. Canoas: Editora da Ulbra, 2007.
FONSECA, Virginia Pradelina da Silveira. Indústria de notícias: capitalismo e novas tecnologias no jornalismo contemporâneo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.
GADINI, Sérgio Luiz. Desafios de pesquisa em jornalismo cultural: estratégias metodológicas para compreender os processos editoriais no campo cultura. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 28-35, jan./abr. 2010
GADINI, Sérgio Luiz. Interesses cruzados: a produção da cultura no jornalismo brasileiro. São Paulo: Paulus, 2009.
GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. Porto Alegre: Tchê! Editora, 1987.
GOLDENSTEIN, Gisela Taschner. Do jornalismo político à indústria cultural. São Paulo: Summus, 1987.
GOLDFEDER, Miriam. Por trás das ondas da Rádio Nacional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
HABERT, Angeluccia. Fotonovela e indústria cultural: estudo de uma forma de literatura sentimental fabricada para milhões. Petrópolis: Vozes, 1974.
HAUSSEN, Doris Fagundes. Rádio e política: tempos de Vargas e Perón. Porto Alegre: Edipucrs, 1997.
IANNI, Octávio. Dialética e capitalismo: ensaio sobre o pensamento de Marx. Petrópolis: Vozes, 1982.
JAMBEIRO, Othon. Regulando a TV: uma visão comparativa no Mercosul. Salvador: EDUFBA, 2000.
LEAL FILHO, Laurindo. Atrás das câmeras: relação entre cultura, Estado e televisão. São. Paulo: Summus, 1988.
LEAL FILHO, Laurindo. TV, um poder sem controle. Comunicação & Educação, São Paulo, n. 16, p. 75-80, set./dez. 1999.
MACAMO, Inácio Júlio. Economia política de jornalismo e possibilidades. In: DOURADO, Jacqueline Lima; LOPES, Denise Maria Moura da Silva; MARQUES, Renan da Silva (org.). Economia política do jornalismo: tendências, perspectivas e desenvolvimento regional. Teresina: EDUFPI, 2016. p. 555-575.
MARCONDES FILHO, Ciro. O capital da notícia: jornalismo como produção social da segunda natureza. São Paulo: Ática, 1986.
MATTELART, Armand. La comunicación masiva en el proceso de liberación. Buenos Aires: Siglo Veintiuno, 1973
MATTELART, Armand; MATTELART, Michele. Histórias das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.
MCCHESNEY, Robert W. The political economy of communication and the future of the field. Media, Culture & Society, v. 22, n. 1, p. 109-116, 2000.
MEDINA, Cremilda de Araújo. Notícia, um produto à venda: jornalismo na sociedade urbana e industrial. São Paulo: Alfa-Omega, 1978.
MOREIRA, Sonia Virgínia. Rádio em transição: tecnologias e leis nos Estados Unidos e no Brasil. Rio de Janeiro: Mil Palavras, 2002.
MOSCO, Vincent. The political economy of communication: rethinking and renewal. Londres: Sage, 1996.
MURDOCK, Graham; GOLDING, Peter. For a political economy of mass communications. Socialist Register, n. 10, p. 205–234, 1973.
TASCHNER, Gisela. Folhas ao vento: análise de um conglomerado jornalístico no Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
RÜDIGER, Francisco. Comunicação e indústria cultural: a fortuna da teoria crítica na pesquisa de mídia brasileira. Revista Intercom, São Paulo, v. 22, p. 13-25, 1998.
RÜDIGER, Francisco. Tendências do jornalismo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1993.
SANTOS, Suzy. Uma convergência divergente: a centralidade da TV aberta no setor audiovisual brasileiro. 2004. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.
SERRA, Sonia. Vertentes da economia política da comunicação e pesquisa do jornalismo. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 15., 2006, Bauru. Anais [...]. Bauru, 2006.
SOUZA, José Carlos Aronchi de. Seja o primeiro a saber: a CNN e a globalização da informação. São Paulo: Summus, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.