Veracidade e credibilidade na fotografia documental contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id5025Palavras-chave:
fotografia documental, reconfiguração das imagens, veracidade, credibilidadeResumo
As reflexões de Ritchin e Fontcuberta sobre a perda da credibilidade das imagens com a consolidação do uso do sistema digital de imagens na prática da fotografia e fotojornalismo, apontaram questionamentos relativos à questão da veracidade e credibilidade ainda não esgotados, que permitem aprofundar o debate. Por meio de revisões bibliográficas de pesquisadores como Sontag, Machado, Flusser, Cotton, Dubois, Agamben, Baudrillard, e Lissovsky, a hipótese central do artigo é a de que, se estamos em meio a uma efetiva perda da credibilidade das imagens, com uma consequente desconstrução do conceito de aderência à ideia de realidade, o fotojornalismo contemporâneo deveria ter o papel de testemunha ocular da história questionado. Contudo, a conclusão deste artigo aponta para a ideia de que estamos diante de um falso dilema, pois a questão da veracidade na fotografia documental, na atual era digital, permanece presente e associada à questão da credibilidade de quem produz e publica as imagens.
Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Aby Warburg e a ciência sem nome. In: Dossiê Warburg. Revista Arte e Ensaios. Rio de Janeiro, v. 19, n. 19, p. 132 -147, dez. 2009.
BALTAR, Luiz. Ensaio fluxos. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://luizbaltar.com.br/ensaios/fluxos. Acesso em: 17 de outubro de 2022.
BAZIN, André. A ontologia da imagem fotográfica. In: Ensaios sobre fotografia. De Niépce a Krauss. Lisboa: Orfeu Negro, 2013.
BAUDRILLARD, Jean. A troca impossível. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Lisboa: Relógio D’agua, 1991.
BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERTILLON, Alphonse. Identificação antropométrica, 1893. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bertillon_Identification_anthropom%C3%A9trique_%281893%29_343_n%26b.png. Acesso em: 22 de outubro de 2022
BURKE, Peter. Testemunha ocular. São Paulo: Edusc, 2004.
BURROWS, Larry. Retratos poderosos do Vietnã. Seattle: Time & Life Pictures - Getty Images, 1966.
COUCHOT, Edmond. Automatização de técnicas figurativas: rumo à imagem autônoma. In: Arte, ciência e tecnologia. (org. Domingues, Diana). São Paulo: Unesp, 2009.
COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DANTO Arhur C. Após o fim da arte. A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Edusp, 2010.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas, SP: Papirus, 2008.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FONTCUBERTA, Joan. O beijo de Judas: fotografia e verdade. São Paulo: Gustavo Giuli, 2010.
FRIEDLANDER, Lee. Mount Rushmore, South Dakota, 1969. Disponível em: https://www.moma.org/collection/works/86028. Acesso em: 22 de outubro de 2022.
GRUNDBERG, Andy. Crisis of the real. New York: Aperture, 2010.
HACKING, Juliet. Tudo sobre fotografia. Rio de Janeiro: GMT Editores, 2012.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
JAGUARIBE, Beatriz e LISSOVSKY, Maurício. O visível e os invisíveis: imagem fotográfica e imaginário social. In: O choque do real. Estética, mídia e cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 2007.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Gustavo Giuli, 2015.
MEYER, PEDRO. Nostalgia urbana. Cidade do México, agosto, 2022. Disponível em: https://mxcity.mx/2018/12/nostalgia-urbana-las-mil-aristas-del-mexico-de-pedro-meyer-fotos/. Acesso em: 17 de outubro de 2022.
LACAYO, Richard; RUSSELL, George. Eyewitness: 150 Years of Photojournalism. New York: The Tine Inc. Magazine Company, 1995.
RITCHIN, Fred; PIRES, Francisco Q. Fotojornalismo em crise? Revista Zum, São Paulo, #6, abril de 2014.
SONTAG, Susan. Na caverna de Platão. In: Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
WILSON, Mark. Morte de Osama Bin Laden na capa de jornais nos Estados Unidos. Seattle: Getty Images, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.