Veracidade e credibilidade na fotografia documental contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id5025

Palavras-chave:

fotografia documental, reconfiguração das imagens, veracidade, credibilidade

Resumo

As reflexões de Ritchin e Fontcuberta sobre a perda da credibilidade das imagens com a consolidação do uso do sistema digital de imagens na prática da fotografia e fotojornalismo, apontaram questionamentos relativos à questão da veracidade e credibilidade ainda não esgotados, que permitem aprofundar o debate. Por meio de revisões bibliográficas de pesquisadores como Sontag, Machado, Flusser, Cotton, Dubois, Agamben, Baudrillard, e Lissovsky, a hipótese central do artigo é a de que, se estamos em meio a uma efetiva perda da credibilidade das imagens, com uma consequente desconstrução do conceito de aderência à ideia de realidade, o fotojornalismo contemporâneo deveria ter o papel de testemunha ocular da história questionado. Contudo, a conclusão deste artigo aponta para a ideia de que estamos diante de um falso dilema, pois a questão da veracidade na fotografia documental, na atual era digital, permanece presente e associada à questão da credibilidade de quem produz e publica as imagens.

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Biografia do Autor

Michele Pucarelli, Universidade Federal Fluminense

Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC/UFF, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil. Pesquisador do Grupo de Pesquisa: Tempos - Temporalidade dos Meios Comunicacionais, Linguagem e Cotidiano (UFF). Coordenador do Projeto de Extensão: Liex - Laboratório de Imagens Expandidas. Organizador do I Simpósio Latino-Americano de Fotografia do Rio de Janeiro 2020 (UFF/UERJ). Doutor em Artes Visuais (PPGAV/UFRJ) e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ). 

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Publicado

01-12-2022

Como Citar

PUCARELLI, Michele. Veracidade e credibilidade na fotografia documental contemporânea. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 10, n. 23, p. e022011, 2022. DOI: 10.22484/2318-5694.2022v10id5025. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/5025. Acesso em: 5 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ - FOTOJORNALISMO