O fotojornalismo no museu de arte
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2022v10id5135Palavras-chave:
fotojornalismo, museologia, colecionismoResumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a presença da fotografia documental e das imagens do fotojornalismo na coleção do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo. Ao mesmo tempo que esse acervo aponta para uma característica do colecionismo contemporâneo, revela uma íntima relação com fatores que favorecem a entrada de obras nesse suporte em museus de arte moderna e contemporânea, como o uso da linguagem documental no registro de manifestações da arte conceitual. Ao resgatar certas fotografias presentes na coleção do MAM, também podemos conhecer as relações entre o fazer jornalístico e de que forma parte da história do Brasil está representada nesse conjunto, organizado a partir de escolhas curatoriais e institucionais, seja por meio de premiações, doações ou aquisições, ao longo das últimas quatro décadas.
Downloads
Referências
CAMPANY, David. Conceptual art history or a home for homes for America. Rewriting conceptual art. London: Reaktion Books, 1999.
CHIARELLI, Tadeu. Catálogo geral da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de São Paulo: inventário. São Paulo: Lemos Editorial, 2002.
CHIARELLI, Tadeu. Memorial. Apresentado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, para provimento de cargo de professor livre-docente junto ao Departamento de Artes Plásticas, disciplina História da Arte. São Paulo: USP, 2005.
CHIODETTO, Eder. Dez anos do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2010.
CHIODETTO, Eder. Mídia Ninja fará parte do acervo do MAM-SP. Blog Entretempos, Folha de S.Paulo, São Paulo, 11 ago. 2013. Disponível em: http://entretempos.blogfolha.uol.com.br/2013/11/08/midia-ninja-fara-parte-do-acervo- do-mam-sp/. Acesso em: 20 de setembro de 2022.
DINES, Yara Schreiber. As mulheres caranguejeiras e o sertão de Guimarães Rosa pelas lentes de Maureen Bisilliat. Revista ZUM, São Paulo, n. 14, abr. 2018. Disponível em: https://revistazum.com.br/ensaios/caranguejeiras-vaqueiros-maureen/. Acesso em: 20 de setembro de 2022.
FERNANDES JUNIOR, Rubens. Labirinto e identidade: panorama da fotografia no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
OLIVEIRA, Moracy R. I Trienal de Fotografia do Museu de Arte Moderna de São Paulo. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 1980.
OSORIO, Luiz Camillo. História de uma coleção: arte brasileira entre os anos 1960-1980 no acervo do Banco J. P. Morgan. São Paulo: Banco J. P. Morgan, 2003.
ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
SILVA, Aparício Basílico; KLEIN, Paulo. Quadrienal de Fotografia do MAM. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 1985.
WALL, Jeff. Marcas da indiferença: aspectos da fotografia na, ou como, arte conceitual - 1995. Revista ZUM, São Paulo, n. 12, abr. 2017.
Bibliografia
CHIARELLI, Tadeu. Catálogo geral da coleção permanente do Museu de Arte Moderna de São Paulo: inventário. São Paulo: Lemos Editorial, 2002.
CHIODETTO, Eder. Dez anos do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 2010.
ESTEVES, Mariana. Presenças e ausências: a fotografia no Museu de Arte Moderna de São Paulo (1948-1980). 2005. Monografia (Especialização em Estudos de Museus de Arte) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
SILVA, Aparício Basílico; KLEIN, Paulo. Quadrienal de fotografia do MAM. São Paulo: Museu de Arte Moderna, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos autorais.
A reprodução de artigos publicados na Tríade só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.