Gamificação em plataformas de streaming
um olhar sobre a rede social Vlive tv
DOI:
https://doi.org/10.22484/2318-5694.2024v12id5528Palavras-chave:
Streaming, Vlive tv, gamficaçãoResumo
Este trabalho verifica a existência de estratégias de gamificação, usadas no design de jogos e de plataformas educacionais, aplicadas em uma plataforma de streaming e comunidade virtual, a Vlive tv. O serviço atuava também como plataforma de conteúdo on demand e rede social agrupadora de fã-clubes. A Vlive tinha como diferencial o fato de ser voltada especificamente para fãs de K-Pop, tentando trazer uma abordagem mais intimista da vida de celebridades desse gênero musical e contava com estratégias de gamificação para gerar engajamento. Para identificar esses elementos típicos da gamificação presentes na plataforma recorreu-se aos estudos de Cunningham e Zichermann (2011). Esses elementos evidenciados pelos autores são os pontos, níveis, medalhas, divisas, integração, desafios e missões, loops de engajamento, personalização, reforço e feedback, narrativa e regras. O estudo de caso da plataforma torna-se relevante por apresentar uma estratégia de engajamento, e consequentemente de mercado, a gamificação, aplicada em um serviço na qual outra estratégia de mercado é seu diferencial: a segmentação para o público-alvo mencionado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














