O lugar e suas formas de comunicar

Autores

  • Macello Santos de Medeiros Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

A partir da observação de um evento esportivo corriqueiro como um jogo de futebol, este trabalho tem como objetivo lançar uma proposta de estudo no campo da comunicação, em que o “lugar” é colocado no epicentro da discussão. As definições deste termo variam de acordo com a área de conhecimento e vão desde o lugar onde ocorrem às práticas sociais até o lugar como espacialização (MASSEY, 2008; SHIELDS, 1998), fruto do fluxo de informação que transita por ele. Para localizar a discussão entro do campo da comunicação, estabelecemos três aspectos capaz de realizar este estudo: o tipo de interação, o meio técnico de transmissão e os contextos de produção, emissão e recepção de informação. A relação entre estes aspectos e o lugar geram quatro formas diferenciadas de comunicação como base neste estudo do lugar na comunicação: a Comunicação Local, a Comunicação Situada, a Comunicação Global e a Comunicação Locativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Macello Santos de Medeiros, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Comunicação pela UFBA. Professor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB. Coordenador do Laboratório de Estudos em Mídia e Espaço (LEME/UNEB/CNPQ). Membro do Laboratório de Pesquisa em Mídias Digitais, Redes e Espaço (Lab404/UFBA/CNPQ). Membro da Media Ecology Association (MEA).

Publicado

2014-06-05

Como Citar

Medeiros, M. S. de. (2014). O lugar e suas formas de comunicar. Tríade: Revista De Comunicação, Cultura E Mídia, 2(3). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/1894