Notas para um estudo geoeconômico da indústria brasileira de mídia

Autores

  • Jacqueline da Silva Deolindo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Sonia Virgínia Moreira Faculdade de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-graduação em Comunicação

Resumo

O objetivo principal deste texto é analisar a distribuição dos principais setores da indústria de mídia no território brasileiro, com base na reunião de dados até então dispersos, para refletir sobre a concentração espacial da produção da notícia. Este recorte privilegia os jornais e revistas de maior circulação, portais de notícias com grande volume de acesso, emissoras de rádio públicas e comerciais e emissoras de TV aberta – grupos com capacidade e intenção de atender o mercado nacional. Esta análise usa números, tabelas e mapas para apontar a geografia da hegemonia de produção dos maiores núcleos emissores. Também começa um diálogo sobre a imperiosa socialização da informação como objeto de políticas públicas que incentivem e viabilizem a mídia regional.

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Biografia do Autor

Jacqueline da Silva Deolindo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Jornalista e especialista em Assessoria de Comunicação pelo Centro  Universitário Fluminense, em Campos-RJ. Mestre e doutoranda em Comunicação pela UERJ. Desenvolve pesquisa doutoral sobre a especialidade e economia da indústria de mídia do interior fluminense, sob orientação da Profa. Dra. Sonia Virgínia Moreira. Bolsista Capes.

Sonia Virgínia Moreira, Faculdade de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-graduação em Comunicação

Jornalista, mestre em Jornalismo pela Universidade do Colorado (Estados Unidos), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e professora associada da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2014-06-05

Como Citar

Deolindo, J. da S., & Moreira, S. V. (2014). Notas para um estudo geoeconômico da indústria brasileira de mídia. Tríade: Revista De Comunicação, Cultura E Mídia, 2(3). Recuperado de http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/1899