Notas para um estudo geoeconômico da indústria brasileira de mídia

Autores

  • Jacqueline da Silva Deolindo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Sonia Virgínia Moreira Faculdade de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-graduação em Comunicação

Resumo

O objetivo principal deste texto é analisar a distribuição dos principais setores da indústria de mídia no território brasileiro, com base na reunião de dados até então dispersos, para refletir sobre a concentração espacial da produção da notícia. Este recorte privilegia os jornais e revistas de maior circulação, portais de notícias com grande volume de acesso, emissoras de rádio públicas e comerciais e emissoras de TV aberta – grupos com capacidade e intenção de atender o mercado nacional. Esta análise usa números, tabelas e mapas para apontar a geografia da hegemonia de produção dos maiores núcleos emissores. Também começa um diálogo sobre a imperiosa socialização da informação como objeto de políticas públicas que incentivem e viabilizem a mídia regional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jacqueline da Silva Deolindo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
    Jornalista e especialista em Assessoria de Comunicação pelo Centro  Universitário Fluminense, em Campos-RJ. Mestre e doutoranda em Comunicação pela UERJ. Desenvolve pesquisa doutoral sobre a especialidade e economia da indústria de mídia do interior fluminense, sob orientação da Profa. Dra. Sonia Virgínia Moreira. Bolsista Capes.
  • Sonia Virgínia Moreira, Faculdade de Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Programa de Pós-graduação em Comunicação

    Jornalista, mestre em Jornalismo pela Universidade do Colorado (Estados Unidos), doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e professora associada da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

05-06-2014

Como Citar

Notas para um estudo geoeconômico da indústria brasileira de mídia. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 2, n. 3, 2014. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/1899. Acesso em: 13 dez. 2025.