Uma historiografia das narrativas jornalísticas audiovisuais: diálogos possíveis entre mídia e educação
Resumo
Leituras críticas e criativas de narrativas jornalísticas audiovisuais podem colaborar para o aperfeiçoamento do ensino e da prática do jornalismo e para a construção de conhecimentos sobre a vida social. A partir de pesquisas anteriores da autora sobre a linguagem da televisão e dos telejornais, este artigo propõe uma reflexão sobre as transformações da escrita associada ao desenvolvimento dos meios – mais especificamente uma historiografia das narrativas jornalísticas audiovisuais na transição do modelo analógico para a TV digital desde a implantação da TV no Brasil na década de 1950 até a atualidade. São adotadas as contribuições teórico-metodológicas da Análise Televisual e da Media Literacy, relevantes para compreensão da complexidade dos códigos audiovisuais na elaboração e ressignificação de sentidos, inclusive dos discursos da mídia.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














