A importância do conceito de gênero para os estudos de narrativas midiáticas
Resumo
Na sociedade moderna, as narrativas foram incorporadas aos meios de comunicação e às novas tecnologias e deixaram de depender das interações face a face. Consequentemente, as narrativas assumiram formatos diversificados, para atender as lógicas da produção e da recepção, cuja mediação é feita pelos gêneros. O objetivo deste trabalho é apresentar o conceito de gênero nos estudos da linguagem e da comunicação, entendido como um quadro de orientação da prática, sujeito à inovação e à mudança inerentes ao desenvolvimento da sociedade. Este trabalho se pauta pela perspectiva dialógica de Bakhtin (1953); pela proposta de Hanks (2008) de articular a teoria bakhtiniana e bourdieusiana para a definição do conceito de gênero e pela conceituação de gênero nos estudos da comunicação e recepção. Pautados por esse arcabouço teórico, analisaremos, brevemente, a trajetória dos gêneros narrativos na teledramaturgia brasileira.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














