A edição das imagens nos telejornais mineiros: um estudo de caso das narrativas do cotidiano em uma perspectiva semiótica
Resumo
Na era da midiatização, em que imperam as mediações no contexto sócio-simbólico, prevalece a ideologia representacional. De acordo com Verón (2001), a midiatização vem tentando se legitimar, criando uma proposta de real, a partir de operações metonímicas indiciais. A partir desse contexto, tentamos entender como se desenvolve o ethos discursivo dos telejornais nas narrativas da televisão e qual o papel da edição nesse processo. O corpus foi um acontecimento comum e corriqueiro na pauta telejornalística, de temática “cotidiano”, retratado sob as óticas dos telejornais mineiros, Jornal da Alterosa e MG TV. Tivemos o intuito de propor um modelo conceitual-metodológico para análise de reportagens, articulando conceitos de estudos de imagem na reflexão de aspectos da mediação editorial. Na análise, estendemos um olhar para as formas de narrativa e edição através de imagens, na tentativa de identificar valores icônicos, indiciais ou simbólicos nas imagens televisuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














