A edição das imagens nos telejornais mineiros: um estudo de caso das narrativas do cotidiano em uma perspectiva semiótica
Resumo
Na era da midiatização, em que imperam as mediações no contexto sócio-simbólico, prevalece a ideologia representacional. De acordo com Verón (2001), a midiatização vem tentando se legitimar, criando uma proposta de real, a partir de operações metonímicas indiciais. A partir desse contexto, tentamos entender como se desenvolve o ethos discursivo dos telejornais nas narrativas da televisão e qual o papel da edição nesse processo. O corpus foi um acontecimento comum e corriqueiro na pauta telejornalística, de temática “cotidiano”, retratado sob as óticas dos telejornais mineiros, Jornal da Alterosa e MG TV. Tivemos o intuito de propor um modelo conceitual-metodológico para análise de reportagens, articulando conceitos de estudos de imagem na reflexão de aspectos da mediação editorial. Na análise, estendemos um olhar para as formas de narrativa e edição através de imagens, na tentativa de identificar valores icônicos, indiciais ou simbólicos nas imagens televisuais.
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