A edição das imagens nos telejornais mineiros: um estudo de caso das narrativas do cotidiano em uma perspectiva semiótica

Autores

  • Giani David Silva CEFET-MG
  • Rafael Angrisano CEFET-MG

Resumo

Na era da midiatização, em que imperam as mediações no contexto sócio-simbólico, prevalece a ideologia representacional. De acordo com Verón (2001), a midiatização vem tentando se legitimar, criando uma proposta de real, a partir de operações metonímicas indiciais. A partir desse contexto, tentamos entender como se desenvolve o ethos discursivo dos telejornais nas narrativas da televisão e qual o papel da edição nesse processo. O corpus foi um acontecimento comum e corriqueiro na pauta telejornalística, de temática “cotidiano”, retratado sob as óticas dos telejornais mineiros, Jornal da Alterosa e MG TV. Tivemos o intuito de propor um modelo conceitual-metodológico para análise de reportagens, articulando conceitos de estudos de imagem na reflexão de aspectos da mediação editorial. Na análise, estendemos um olhar para as formas de narrativa e edição através de imagens, na tentativa de identificar valores icônicos, indiciais ou simbólicos nas imagens televisuais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giani David Silva, CEFET-MG

Doutorando em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG. Mestre em Estudos de Linguagens pelo Cefet-MG (2014), especialista em Comunicação - Imagens e Culturas Midiáticas pela UFMG (2009) e graduado em Comunicação Social pela PUC Minas (2008). Possui experiência na área de Comunicação, atuando como profissional de Relações Públicas. Atualmente é pesquisador do Centro de Apoio a Pesquisas sobre Televisão (CAPTE) do Cefet-MG.

Rafael Angrisano, CEFET-MG

Doutora em Estudos Linguísticos - UFMG. Professora do Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Silva, G. D., & Angrisano, R. (2015). A edição das imagens nos telejornais mineiros: um estudo de caso das narrativas do cotidiano em uma perspectiva semiótica. Tríade: Comunicação, Cultura E Mídia, 3(5). Recuperado de https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2158

Edição

Seção

ARTIGOS - Outras Perspectivas