Dos álbuns às redes virtuais: a midiatização das fotografias de família
Resumo
As fotografias de família estão perdendo materialidade. Ao contrário dos álbuns físicos resguardados no reduto doméstico, hoje elas são divulgadas nas redes virtuais da internet, subvertendo a lógica da preservação da intimidade. A discussão apresentada a seguir se debruça sobre a substituição do valor de culto pelo valor de exposição dos registros. A partir dessa observação, é possível apreender uma mudança no paradigma mnemônico estabelecido pelo álbum de família. Ao serem deslocados para o sistema midiático, as fotografias pessoais deixam de ser relicários afetivos para se tornarem artefatos perecíveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














