Estratégias de inovação no jornalismo: a copa das redes sociais
Resumo
Este artigo propõe uma perspectiva de análise de um caso de inovação brasileira no jornalismo que aconteceu durante a Copa do Mundo de 2014, quando a empresa de tecnologia IBM desenvolveu um programa de avaliação de menções postadas por usuários nas mídias sociais. Em parceria com as empresas de comunicação Globo (Termômetro Social) e ESPN (Torcida nas Redes), os dados gerados a partir dos sentimentos e opiniões (positivas, neutras e negativas) do público nos posts, serviram para produzir conteúdos informativos que representam uma ruptura em relação à cobertura jornalística tradicional. Para fundamentar este estudo foram elencados conceitos teóricos referentes aos processos de inovação em ecossistemas comunicacionais, os quais demonstram o uso da tecnologia como agente de disrupções estabelecidas por estratégias digitais, que permitem reinventar soluções criativas agregadoras de novos desafios e valores às gestões das empresas de mídias.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Tríade. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.














