Marshall McLuhan e Roland Barthes: um encontro possível

Autores

  • José Rodrigo Paulino Fontanari Universidade de Sorocaba (UNISO)

Resumo

Este artigo trata de um diálogo possível entre Marshall McLuhan e Roland Barthes como os pensadores da força da imagem na sociedade dita do espetáculo. Na verdade, tanto para um como para o outro, algumas imagens podem provocar nossos sentidos, nos sacudir, ir além do status de reflexo imperfeito que o neo-platonismo impôs a quaisquer representações produzidas fora da esfera logos. De acordo com McLuhan, a televisão restituiu a audição e a visão que a imprensa tinha feito recuar. Isso é o que pode ser associado com a revalorização das imagens que podemos encontrar no último livro de Barthes – A câmara clara - a partir da perspectiva do punctum , ou seja, o efeito de “medusante” da fotografia.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Rodrigo Paulino Fontanari, Universidade de Sorocaba (UNISO)
     Pesquisador associado ao Réseau International Roland Barthes, Equipe Barthes do Institut des Textes et Manuscrits do CNRS. Mestre e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. E atual prof. Dr. na Universidade de Sorocaba (UNISO).

Downloads

Publicado

11-12-2015

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS

Como Citar

Marshall McLuhan e Roland Barthes: um encontro possível. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 3, n. 6, 2015. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/2349. Acesso em: 13 dez. 2025.