Porta-vozes do agronegócio:

uma análise crítica das fontes de notícias sobre a soja na Folha de São Paulo

Autores

  • Juliana de Oliveira Vicentini USP

DOI:

https://doi.org/10.22484/2318-5694.2019v7n15p47-62

Resumo

A Folha de São Paulo é um dos maiores jornais do Brasil em termos de alcance e credibilidade. Diante da extensa pauta de notícias, o foco reside nas publicações sobre o agronegócio durante o primeiro semestre de 2015. O objetivo geral é investigar criticamente quais são os agentes sociais e/ou instituições utilizados como fonte de notícias pela Folha de São Paulo quando o tema é soja no Mato Grosso. Por meio da análise de conteúdo, constatou-se que o jornal publicou nove notícias sobre o tema, as quais mencionaram 59 fontes de notícias, categorizadas em oficial, especialista e agronegócio. Essa seleção específica culmina na veiculação de notícias que atendam aos interesses das fontes, como aquelas com cunho totalmente positivo sobre a temática. Esta prática coloca em questionamento se o enunciador de fato possui uma postura plural e democrática no que tange a publicação daquele tipo de pauta. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Oliveira Vicentini, USP

Doutora em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada (Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' - ESALQ; Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA / Universidade de São Paulo - USP). É Mestra em Ciências (Ecologia Aplicada) também pela Universidade de São Paulo. Graduada em Geografia, pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas. Desenvolve pesquisas interdisciplinares, com ênfase em geografia humana, questões socioambientais, geografias da comunicação e mídia e ambiente.

Downloads

Publicado

10-08-2019

Como Citar

VICENTINI, Juliana de Oliveira. Porta-vozes do agronegócio:: uma análise crítica das fontes de notícias sobre a soja na Folha de São Paulo. Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia, Sorocaba, SP, v. 7, n. 15, 2019. DOI: 10.22484/2318-5694.2019v7n15p47-62. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/triade/article/view/3421. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS - OUTRAS PERSPECTIVAS